sexta-feira, 29 de junho de 2012

Homenagem ao Dia do Pescador

Foto: Davi Silva

Joga a rede no mar
Deixa o barco correr
O que ela recolher, não pode reclamar, a sorte e quem mandou
Esta vida é um mar
Deixa a onda bater
Se algum dia querer, sua rede pescar, não o deixe fugir
Quando a onda quebrar
E o vento bater
Alguém vai lhe dizer, é cedo para amar, a praia é seu lugar
Conta-lhe então, que nunca a sua rede
Sentiu a sede da falta de um amor
Que não tem medo, o mar não faz segredo
Ao velho pescador

[Dorival Caymmi]

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Projeto Gestação Consciente: último encontro acontece amanhã (28/6)


O CREAS informa que amanhã (28/06/2012), a partir das 09:00h, na sede da instituição, acontecerá o último encontro do Projeto "Gestação Consciente: Curso para Adolescentes Grávidas", com a mandala do grupo e ciranda. 

Na próxima semana, especificamente no dia 04 de julho de 2012, as adolescentes e palestrantes participarão de uma solenidade de encerramento do Projeto, na qual receberão os seus certificados.

FM Educativa leva arte e conhecimento às comunidades de Icapuí



A FM Educativa de Icapuí (102,5) vem realizando encontros de socialização em várias comunidades de Icapuí. A rádio, em parceria com o Projeto Mova-Brasil, tem levado arte, poesia e cidadania àqueles que têm pouco acesso ao conhecimento e a informação. 

"Os encontros são um exercício da cidadania associado à sensibilidade humana. A FM EDUCATIVA 102,5 tem cumprido com lisura e ética o seu papel de veículo de comunicação sintonizado com o cotidiano de seu povo. Imaginamos que a nossa tarefa de comunicar é, acima de tudo, fazer valer a nossa atitude de reconhecer no nosso ouvinte a sua importância", disse Genildo Costa, diretor da rádio. 

A nova programação da FM Educativa de Icapuí busca integrar o ouvinte às atividades culturais desenvolvidas no município. A participação popular é imprescindível na construção da cidadania, onde cada um é parte fundamental para a definição dos caminhos a serem trilhados. 

Assista a programação da FM Educativa de Icapuí acessando o site www.educativafm102.com.br.


terça-feira, 26 de junho de 2012

Escolas municipais de Icapuí receberão bolas do Projeto Plantado a Liberdade



Do Portal do Governo do Estado do Ceará - 26.6.2012


Nesta quarta-feira (27), o Ministério do Esporte do Brasil e a Secretaria da Justiça e Cidadania do Ceará entregam 16 mil bolas para escolas públicas de 114 municípios do Ceará. O montante é resultado do projeto Pintando a Liberdade, onde 100 presos do sistema penitenciário cearense produzem diariamente bolas de basquete, handball, futsal, futebol de campo e vôlei para serem utilizadas pelas crianças e jovens das escolas municipais. A solenidade será às 14 horas, no auditório da Secretaria do Esporte do Ceará (Avenida Plácido Castelo, 2775 - Castelão) e contará com a presença do secretário nacional de Esporte, Lazer, Educação e Inclusão Social do Ministério do Esporte, almirante Afonso Barbosa, da secretária de Justiça e Cidadania, Mariana Lobo, e do secretário do Esporte do Ceará, Gony Arruda.

BolaO projeto Pintando a Liberdade no Ceará está centralizado na Penitenciária Regional do Cariri, que distribui material para as Casas de Privação Provisória II e II, em Itaitinga e para a Penitenciária Francisco Hélio Viana de Araújo, em Pacatuba, envolvendo 100 presos no trabalho manual de cada item. Os apenados que integram o projeto são capacitados para costura, serigrafia e trabalho com couro. Além de aprender um ofício, os detentos recebem um salário para ajudar nas despesas familiares. O valor é definido de acordo com quantidade de material que produzir no decorrer do mês. De acordo com a Lei de Execução Penal (LEP), para cada três (3) dias trabalhados, o preso tem remição de um (1) dia em sua pena.

As escolas municipais foram convocadas por meio de comunicado da Sejus às prefeituras, que disponibilizaram dados relativos às atividades educacionais e responderam positivamente ao recebimento do material. Assim, 114 municípios cearenses serão contemplados com 100, 200 e 400 bolas, respeitando proporcionalmente à população atendida.

As escolas municipais que recebem bolas no Ceará estão localizadas em Acarape, Acaraú, Acopiara, Altaneira, Amontada, Apuiarés, Aquiraz, Aracati, Ararendá, Arneiroz, Aurora, Banabuiú, Barreira, Bela Cruz, Beberibe, Boa Viagem, Brejo Santo, Campo Sales, Camocim, Caridade, Caririaçu, Cariré,  Cariús, Carnaubal, Cascavel, Caucaia, Catarina, Chaval, Coreaú, Crato, Croatá, Cruz, Deputado Irapuan Pinheiro, Ererê, Farias Brito, Forquilha, Fortim, Granja, Groaíras, Guaiuba, Guaraciaba, Guaramiranga , Hidrolândia, Horizonte, Ibiapina,  Icapuí, Iguatu, Independência, Ipaporanga, Ipaumirim, Iracema, Irauçuba, Itaiçaba, Itaitinga, Itapajé, Itapiúna, Jaguaretama, Jaguaribara, Jaguaribe, Jaguaruana, Jardim, Jijoca de Jericoacoara, Limoeiro do Norte, Madalena, Maracanaú, Martinópole, Massapê, Meruoca, Milagres, Milhã, Miraíma, Mombaça,  Monsenhor Tabosa, Moraújo, Morrinhos, Novas Olinda, Novo Oriente, Orós, Pacatuba, Pacoti, Palhano, Palmácia, Paramoti, Pedra Branca, Pereiro, Piquet Carneiro, Poranga, Potengi, Porteiras, Quixelô, Quixeramobim, Redenção, Russas, Saboeiro, Salitre, São Benedito, São Gonçalo do Amarante, São João do Jaguaribe, São Luís do Curu, Senador Pompeu, Sobral, Solonópole, Tabuleiro do Norte, Tarrafas, Tauá, Tejuçuoca, Trairi, Tururu, Umari, Umirim, Uruoca,  Varjota, Várzea Alegre e Viçosa do Ceará. Na ocasião, os representantes municipais recebem um kit de bolas das mãos do Ministério do Esporte e Governo do Estado do Ceará.

O Programa Pintando a Liberdade trabalha em todo o Brasil na produção de artigos esportivos e na ressocialização dos internos do sistema penitenciário brasileiro. Implantado no sistema penitenciário cearense em 2007, o Pintando a Liberdade entregará em 2012, 25 mil itens, dos quais 16 mil bolas são entregues no dia 27 de junho.

No País, o projeto do Ministério do Esporte tem parceria do Ministério da Justiça e já atendeu mais de 12 milhões de crianças com artigos esportivos para serem utilizadas nas atividades escolares. Criado em outubro de 1997, o programa tem a finalidade de ensinar aos presos um novo ofício e suprir a carência de materiais esportivos nas escolas públicas.

Assessoria de Comunicação da Sejus
Bianca Felippsen (85 3101.2862 - 8878.8464 - 9688.8008)
Twitter: @sejus_ce

segunda-feira, 25 de junho de 2012

R7: Ônibus da Record passa por quatro Estados do Nordeste e descansa em Icapuí (CE)

Icapuí (CE) une paisagem bucólica com ambiente típico litorâneo 

Depois de passar por Recife e Olinda, o Ônibus da Record partiu para mais uma incursão no Nordeste Brasileiro. 

Ao deixar Pernambuco, o Gigante atravessou rapidamente a Paraíba e chegou até o Rio Grande do Norte, onde passou por bonitas localidades do litoral e também por cidadezinhas típicas do interior do Brasil. 

O destino final da viagem foi Icapuí, uma das primeiras cidades litorâneas do Ceará. O local é pequeno e a praia pouco movimentada. É um lugar ideal para relaxar. 

Na segunda-feira (25), a equipe passa por Fortaleza e deve chegar no mesmo dia ao Piauí.

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Programação da Sexta Cultural na comunidade da Ariza



Nesta sexta-feira (22/6) a comunidade da Ariza será palco das atrações do Projeto Sexta Cultural. As atividades educativas promovidas pelas secretarias de Educação e de Saúde começam a partir das 09:00hs. As apresentações artísticas e culturais iniciam às 19:00hs. 

Haverá transporte saindo da Praça da Liberade (Mutamba) e de Manibu, a partir das 18:00hs.

Confira a programação:

09:00 
MOMENTO DA LEITURA/CONTAÇÃO DE HISTÓRIA/ OFICINA DE ARTE/ TRATAMENTO DE BELEZA – SEC. EDUCAÇÃO E CULTURA
- RECADRASTRAMENTO DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA- SEC. AÇÃO SOCIAL
- VACINAÇÃO DE ANIMAIS CONTRA FEBRE AFTOSA- SEDEMA

19:00 
- ABERTURA COM A PRESENÇA DO PREFEITO JERÔNIMO REIS
- PINTURA AO VIVO
- EXPOSIÇÃO DE ARTESANATO - SEC. DE TURISMO E ESPORTES

19:30
- TEATRO DE BONECO - GILBERTO CALUNGUEIRO

20:00
- EMBOLADA - MAÇARICO DA PRAIA E SABIÁ DA MATA

20:30
- POETA JOTA GOMES E AMIGOS

21:00
- APRESENTAÇÃO DA QUADRILHA JUNINA DO GRAVIÉ

21:30
- SHOWS - CÉSAR SANFONEIRO E IVAN RIBEIRO

Participe!

Prefeitura Municipal de Icapuí
Gestão Reconstruindo Cidadania

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Concurso Público: prefeito Jerônimo Reis envia Projeto de Lei a Câmara para criação de cargos


O prefeito municipal de Icapuí, Jerônimo Reis, protocolou junto a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara de Vereadores de Icapuí o Projeto de Lei Complementar n.º 007/2012 que dispõe sobre a criação de cargos, visando a realização do concurso público.

O governo municipal instituiu uma Comissão Provisória responsável pela formatação da proposta do quadro de cargos e suas atribuições, quantidade de vagas ofertadas e suas remunerações básicas, entre outras etapas do processo de realização do concurso. A partir dos dados coletados pela comissão foram elaborados estudos sobre o impacto financeiro que a admissão de novos servidores causará no orçamento municipal, adequação a legislação vigente e à apreciação por parte das autoridades representativas (Prefeito Municipal, Secretários, vereadores, Sindicato dos Servidores Públicos e Ministério Público local). 

No documento enviado a Câmara de Vereadores constam os cargos que necessitam ser criados e suas respectivas remunerações. A Lei também especifica a  quantidade de vagas a serem preenchidas, de acordo com a necessidade da administração pública. O Projeto de Lei Complementar que cria os cargos definidos pela comissão será posto em votação, para a partir daí ser elaborado o Edital do Concurso Público, dando continuidade ao processo de seleção. 

O Concurso Público é um compromisso assumido pelo prefeito Jerônimo Reis, demonstrando sua responsabilidade como gestor público. A iniciativa atenderá os anseios da população que há tempos cobra do poder público a realização de concurso para provimentos de cargos. 

Prefeitura Municipal de Icapuí
Gestão Reconstruindo Cidadania

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Projeto ECOELCE fará nova coleta dia 5 de julho nas comunidades

A Prefeitura Municipal de Icapuí comunica que serão instalados postos de coleta do Projeto Ecoelce, no dia 5 de julho, em algumas comunidades do município. 

Os pontos de coleta serão montados nas comunidades de Redonda, Barreiras de Cima, Centro, Melancias de Baixo e Manibu. Cada ponto atenderá as comunidades mais próximas.


O Projeto Ecoelce é uma iniciativa da empresa Coelce, fornecedora de energia elétrica no Ceará. A ideia é trocar resíduos sólidos arrecadados pelos clientes por descontos na conta de energia. 

O Ecoelce foi lançado em Icapuí no dia 5 de junho, alcançando 70% das expectativas de arrecadação. Isso mostra que a população icapuiense preocupa-se com o meio ambiente, contribuindo com a limpeza da cidade e a diminuição de doenças provocadas pelo lixo descartado de forma incorreta.

A Secretaria de Desenvolvimento e Meio Ambiente - SEDEMA discute com a empresa Bezerra Reciclagem, responsável pela operacionalização do projeto em Icapuí, a instalação de um ponto fixo de coleta que funcionará todos os dias. O local será definido e divulgado posteriormente.

Prefeitura Municipal de Icapuí
Gestão Reconstruindo Cidadania

Icapuí adere à campanha contra a Febre Aftosa: vacinação acontece até 30/6

Imagem: divulgação
A Prefeitura Municipal de Icapuí, através da Secretaria de Desenvolvimento e Meio Ambiente - SEDEMA, aderiu à Campanha Nacional contra a Febre Aftosa em bovinos, caprinos, suínos e ovinos.  A vacinação acontece de 1 a 30 de junho.

O governo municipal realiza a campanha em parceria com a Agência de Defesa Agropecuária do Ceará - ADAGRI, órgão do Governo do Estado do Ceará responsável pela emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA) - trata-se de uma carta que permite o translado de rebanhos entre os estados da federação. A ADAGRI cuida da fiscalização para evitar a entrada e saída de animais no Ceará sem a guia. É uma forma de assegurar que o rebanho cearense não apresente riscos de contaminação pela febre aftosa. O governo do Estado faz o acompanhamento e controle da vacinação nos municípios.

O município de Icapuí adquiriu 2.600 vacinas que atenderão aproximadamente 300 criadores de gado. A Prefeitura de Icapuí disponibiliza ainda os técnicos da SEDEMA para aplicação das vacinas.  A vacina é totalmente gratuita. Os produtores que ainda não vacinaram seus rebanhos devem procurar a SEDEMA e informar-se sobre o dia que o vacinador irá a sua comunidade. 

O prefeito municipal Jerônimo Reis ressaltou a importância da campanha para o desenvolvimento da atividade agropecuária em Icapuí. O município fará sua parte para alcançar a meta de vacinar 100% do rebanho cearense e alcançar o status de zona livre da aftosa. 

A Campanha Nacional contra a Febre Aftosa é uma iniciativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA, do Governo Federal. O objetivo é erradicar a febre aftosa no rebanho brasileiro através do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa - PNEFA, utilizando para isso a implantação progressiva e manutenção de zonas livres da doença. O Programa segue as diretrizes estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde Animal - OIE. 


Mais informações:
Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Meio Ambiente 
Telefone: (88) 3432-1045

Prefeitura Municipal de Icapuí
Gestão Reconstruindo Cidadania

Prefeito Jerônimo assina ordens de serviço para construção de Unidades Básicas de Saúde

O governo municipal não tem medido esforços para melhorar a Saúde em Icapuí. O prefeito Jerônimo Reis assinou nesta segunda-feira (18/6), ordens de serviços para construção e reforma de Unidades Básicas de Saúde - UBS. 

As ordens de serviços são referentes a construção de três Unidades Básicas de Saúde, beneficiando as comunidades de Barreiras, Belém e Peixe Gordo. Além da construção destas novas unidades, o prefeito Jerônimo Reis assinou também ordem de serviço para reforma da UBS de Morro Pintado. As obras iniciarão nos próximos dias. 

Cada uma das novas unidades que serão construídas custará R$ 275.740,85 (Duzentos e setenta e cinco mil, setecentos e quarenta reais e oitenta e cinco centavos), totalizando a quantia de R$ 827.222,55 (Oitocentos e vinte e sete mil, duzentos e vinte e dois reais e cinquenta e cinco centavos). A reforma da UBS de Morro Pintado custará R$ 123.493,68 (Cento e vinte três mil, quatrocentos e noventa e três reais e sessenta e oito centavos). O valor total do investimento será de R$ 950.716,23 (Novecentos e cinquenta mil, setecentos e dezesseis reais e vinte e três centavos). 

Jerônimo Reis afirmou ser este um importante passo no processo de recuperação do sistema de saúde pública de Icapuí. Os três novos Postos de Saúde, em Barreiras, Belém e Peixe Gordo, e a reforma do Posto de Saúde de Morro Pintado são reivindicações da população destas comunidades, e com certeza haverá uma melhora substancial no atendimento aos cidadãos icapuienses que precisam do serviço público de saúde, acrescentou Jerônimo Reis. 

E mais

A população de Icapuí será agraciada com melhorias no Hospital Municipal Maria Idalina Rodrigues. Foram destinados recursos para aquisição de equipamentos e a reforma do hospital. O governo municipal tem buscado constantemente recursos a serem investidos na Saúde Pública em Icapuí, para atender a demanda da população e oferecer serviços de qualidade.

Prefeitura Municipal de Icapuí
Gestão Reconstruindo Cidadania 

terça-feira, 19 de junho de 2012

Comunidade da Ariza recebe atrações da Sexta Cultural


O Projeto Sexta Cultural levará arte, cultura e entretenimento a comunidade da Ariza (próximo ao Gravié e Córrego do Sal) nesta sexta-feira (22/6). O evento terá apresentações de artistas locais de teatro, coco de roda, pintura ao vivo, lendas populares, poesia, repente, música, e muitas outras atrações e atividades socioeducativas. 

A programação terá início às 09:00hs com a presença de técnicos da Secretaria de Saúde e Saneamento, realizando vacinação e atualização dos cartões de vacinas, aferição de pressão arterial, dosagem de glicose, visualização em microscópio de larvas do mosquito da dengue e orientações à população sobre cuidados com a saúde. A Secretaria de Desenvolvimento e Meio Ambiente apresentará palestra sobre preservação do meio ambiente, conduzida pela técnica Carla Paz. Servidores da Secretaria de Educação e Cultura darão uma oficina de artes plásticas, na creche comunitária. 
  
Entre os artistas a se apresentarem estarão Gilberto Calungueiro, Maçarico da Praia, J. Gomes e o Grupo Arte Brasil, tocando o melhor da música popular brasileira.

Participe!

Prefeitura Municipal de Icapuí
Gestão Reconstruindo Cidadania

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Programa Crescer oferece microcrédito aos pequenos empreendedores de Icapuí


A prefeitura Municipal de Icapuí, através da Secretaria de Assistência Social, realizará reunião nesta quarta -feira (20/6), a partir das 8:30hs, no CJC, (Centro de Juventude e Cidadania), onde será apresentado o Programa de Microcrédito "Crescer", destinado aos microempreendedores individuais e microempresas. 

O Programa Crescer oferece crédito a juros mais baixos a microempreendedores individuais e microempresas. Será operado inicialmente pelo Banco do Nordeste (BNB) e Caixa Econômica Federal (CEF). 

O Crescer terá juros de 8% ao ano, bem abaixo das taxas atualmente praticadas no microcrédito, que chegam até a 60% ao ano. Além dos juros mais baixos, a Taxa de Abertura de Crédito (TAC) teve redução, passando de 3% sobre o valor financiado para 1% sobre o valor do crédito. O Programa Crescer concede crédito que pode variar de R$ 300 a R$ 15 mil.

Serviço:
Reunião de apresentação do Programa Crescer
Data: 20.06.2012
Horário: 08:30hs
Local: Centro de Juventude e Cidadania - CJC

Prefeitura Municipal de Icapuí
Gestão Reconstruindo Cidadania

Escolha do Livro Didático nas Escolas

O Governo Federal executa o Programa Nacional do Livro Didático que compra e distribui obras didáticas aos alunos do ensino fundamental e médio, na modalidade regular ou Educação de Jovens e Adultos (EJA). Professores e coordenadores pedagógicos têm o prazo de 15 de junho a 01 de julho de 2012 para escolha do livro de 1º ao 5º ano para o ano de 2013.

Cada livro é avaliado de acordo com o Guia disponibilizado pelo MEC. A preocupação com utilização do livro do aluno é uma constante, por isso os exemplares devem estar atualizados para melhor auxiliar o professor na busca de soluções para melhor desenvolver as atividades pedagógicas diferenciadas.
 
As escolas do município de Icapuí começaram o processo de escolha do didático para os alunos do 1° ao 5° ano.
O processo é democrático, onde todos os professores do primeiro segmento dos ensino fundamental se reúnem, avaliam os livros e verificam os mais adequados para nossas crianças.

Reunião tratará do recadastramento dos beneficiários do Bolsa-Família em Icapuí


A prefeitura Municipal de Icapuí, através da Secretaria de Assistência Social, convida todos os beneficiados do Programa Bolsa Família para uma reunião que acontecerá no dia 20/06/2012 às 8:30h, no CJC, (Centro de Juventude e Cidadania). 

Esta reunião tem por objetivo discutir o calendário de atualização cadastral das famílias que há mais de 02 anos estão sem atualizar. A reunião será coordenada pela equipe do Bolsa Família em Icapuí e técnicos do Centro de Referência em Assistência Social - CRAS. 

Serviço:
Reunião sobre recadastramento do Bolsa-Família
Data: 20.06.2012
Horário: 8:30hs
Local: Centro de Juventude e Cidadania  - CJC


Prefeitura Municipal de Icapuí
Gestão Reconstruindo Cidadania


sexta-feira, 15 de junho de 2012

Governo municipal entrega certificados aos alunos do Curso de Atendimento em Restaurante


O governo municipal de Icapuí realizou hoje (15/6) a entrega de certificados aos participantes do Curso de Atendimento em Restaurante, promovido pela Secretaria de Turismo e Esportes de Icapuí em parceria com o Banco do Nordeste. A aula inaugural do curso aconteceu no auditório da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação - Seciteci, no dia 21/5, onde foi apresentado o conteúdo programático e as primeiras noções de atendimento e receptividade. O restante do curso aconteceu no Centro de Juventude e Cidadania - CJC. 

Os participantes foram capacitados para atuarem na área do turismo, aprendendo técnicas específicas e padronizadas adotadas no ramo da hotelaria. O foco principal é proporcionar aos visitantes serviços de qualidade, fortalecendo o potencial turístico de Icapuí.

Estiveram presentes na solenidade o prefeito municipal Jerônimo Reis, o Secretário de Turismo e Esporte Fernando Kleber, o Secretário de Administração e Finanças Augusto Jerônimo, o Diretor do SAAE Eliseu de Freitas, entre outras autoridades, prestigiando essa importante iniciativa do governo municipal e  incentivando os cursistas a pôr em prática o conhecimento adquirido.

Prefeitura Municipal de Icapuí
Gestão Reconstruindo Cidadania


Assembleia Comunitária aprova Plano de Investimentos do Orçamento Participativo - 2013


Em Assembleia Comunitária nesta quarta-feira (13/6), foram aprovadas as propostas do Plano de Investimentos e Serviços (PIS). Na ocasião, foram escolhidos 36 delegados regionais, que posteriormente definirão o quadro de Conselheiros Municipais, e seus respectivos suplentes, que têm a função de acompanhar a execução do Orçamento Participativo em Icapuí.

A metodologia aplicada para elaboração do Orçamento Participativo consistiu na escolha de 120 delegados e representantes comunitários, divididos por região e temas de interesse coletivo, responsáveis pela aprovação das propostas elencadas e a escolha dos conselheiros municipais. As propostas resultaram das plenárias realizadas nas comunidades do município de Icapuí, onde a população participou ativamente das discussões, decidindo onde e como serão aplicados os recursos financeiros no exercício de 2013.

O Plano de Investimento e Serviços (PIS) abrange as áreas da educação, saúde, meio ambiente, turismo, estruturação urbana, ações sociais, entre outras. O objetivo é atender os anseios da população e oferecer um serviço público de qualidade, priorizando as necessidades apontadas pelos próprios cidadãos icapuienses.

A Assembleia Comunitária teve a participação do prefeito municipal Jerônimo Reis, vereadores, secretários municipais e população em geral. "Esse momento marca o retorno do Orçamento Participativo a Icapuí, resgatando a cidadania através da participação popular nas decisões acerca do destino dos recursos públicos", disse Jerônimo Reis.

Prefeitura Municipal de Icapuí
Gestão Reconstruindo Cidadania

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Orçamento Participativo está de volta: o povo decide o futuro de Icapuí


No próximo dia 13 de junho (quarta-feira), a partir das 18:00hs no Ginásio de Mutamba, o governo municipal realiza Assembleia Comunitária para aprovação do Plano de Investimentos e Serviços, marcando o retorno do Orçamento Participativo a Icapuí. 

O Orçamento Participativo é um dos grandes legados das gestões petistas em Icapuí. A participação popular nas decisões sobre o uso dos recursos financeiros do município inspirou administrações públicas de outras cidades, que enxergaram no modelo adotado por Icapuí um exemplo de democracia e exercício pleno da cidadania. A consulta popular sobre o destino dos recursos financeiros arrecadados pelo município havia sido esquecida, sendo retomada a partir da gestão do prefeito Jerônimo Reis.

A Gestão Reconstruindo Cidadania resgatou o Orçamento Participativo, dando ao povo o direito de escolher o futuro do município. Foram realizadas reuniões nas comunidades para que a população apontasse as suas necessidades e prioridades a serem incluídas no orçamento financeiro para o exercício de 2013. A Assembleia Comunitária servirá para apresentação de todas as informações colhidas durante essas reuniões, aprovação do Plano de Investimento e Serviços - PIS e a formação do Conselho do Orçamento Participativo.

O evento terá ainda atrações locais de grupos de dança e música, palestras sobre Orçamento Participativo e sua importância para o município, eleição e posse dos conselheiros eleitos para fiscalizar e acompanhar o processo de implementação do Orçamento Participativo.

Serviço
Assembleia Comunitária do Orçamento Participativo de Icapuí
Data: 13.06.2012
Horário: 18:00hs
Local: Ginásio de Mutamba

Prefeitura Municipal de Icapuí
Gestão Reconstruindo Cidadania

Prefeito e Secretário de Educação participam de mobilização pelos 10% do PIB para Educação


O prefeito Jerônimo Reis e o secretário de Educação e Cultura, Mário César, participarão de mobilização em Brasília-DF, nos dias 12 e 13 de junho, para aprovação da meta de investimentos de 10% do PIB nacional para a Educação. 

A mobilização é uma iniciativa da União dos Dirigentes Municipais de Educação - UNDIME para pressionar e convencer os parlamentares que votarão o Plano Nacional de Educação (PNE) durante esses dois dias. Segundo a entidade, para garantir qualidade na Educação Pública para os próximos dez anos serão necessários 10% do PIB.

Entre as metas estabelecidas no Plano, está a do percentual de investimentos públicos em Educação que ficariam em torno de 7,5% a 8%, descrito na Meta 20 do Plano Nacional de Educação. No entanto, a forte mobilização de entidades defensoras da Educação de qualidade no país e a participação de vários dirigentes municipais de educação pretende sensibilizar os deputados, sob a alegativa de que estudos comprovam que para se obter resultados satisfatórios na Educação do país é necessário elevar o percentual dos investimentos.

O governo municipal de Icapuí, representado pelo prefeito e o secretário de Educação e Cultura, irá reforçar o movimento em prol do aumento dos recursos públicos destinados à Educação. A aprovação do percentual de 10% do PIB para a Educação representa mais recursos financeiros para melhorar a qualidade do ensino público.

Prefeitura Municipal de Icapuí
Gestão Reconstruindo Cidadania

Diário do Nordeste: CE tem 13 municípios pré-selecionados no Cidades Digitais

Diário do Nordeste - 11.6.2012

CIDADES DIGITAIS
CE tem 13 municípios pré-selecionados

Projeto prevê pontos de conexão à internet em órgãos públicos e acesso 

Wi-Fi livre para a população Oferta de internet sem fio para toda a população, órgãos públicos informatizados e aplicativos gerenciais para auxiliar os gestores nas áreas de saúde, educação, finanças e tributação. Esses são alguns dos benefícios do programa Cidades Digitais, que o governo federal pretende levar aos municípios brasileiros, para que seus gestores e seus cidadãos tirem o melhor proveito da tecnologia. 

A seleção de municípios que vão participar do projeto já está sendo feita, a cargo do Ministério das Comunicações. Das 263 cidades que enviaram propostas, 192 foram habilitadas e participarão da segunda etapa do processo. O Ceará tem 13 candidatas a se tornar uma "cidade digital", com suas propostas habilitadas para a segunda fase. São os municípios de Araripe, Barreira, Brejo Santo, Crateús, Icapuí, Jaguaruana, Maracanaú, Milhã, Miraíma, Quixeramobim, São Gonçalo do Amarante, Varjota e Viçosa do Ceará. 

Os municípios cearenses estão entre as 105 cidades habilitadas localizadas na região Nordeste, a que mais enviou projetos ao programa do governo federal. As demais regiões tiveram 87 municípios pré-selecionados, sendo 34 do Sul, 29 do Sudeste, 18 do Norte e 6 do Centro-Oeste. Nesta nova fase de seleção, toda a documentação apresentada pelos gestores municipais será avaliada por uma comissão técnica, que deverá escolher os 80 municípios que serão contemplados. 

Os projetos apresentados pelos municípios deverão implantar infraestrutura de conexão de rede entre os órgãos municipais e os equipamentos públicos locais, melhorando o acesso da comunidade aos serviços de governo. Está prevista, ainda, a instalação de pontos de acesso à internet para uso livre e gratuito em espaços de grande circulação, em locais definidos pelas próprias prefeituras. 

A seleção de cidades para o programa segue critérios estabelecidos em edital. A preferência é por cidades com até 50 mil habitantes, das regiões Norte e Nordeste, com menor densidade domiciliar de acesso à banda larga e com menor Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal. Este índice acompanha o desempenho de todos os 5.564 municípios brasileiros em três áreas: educação, saúde, e emprego e renda. Outro critério de classificação será a indicação de equipe de servidores públicos permanente para o treinamento e gerenciamento do projeto. 

Munícípios na lista: 
1. Araripe 
2. Barreira 
3. Brejo Santo 
4. Crateús 
5.Icapuí 
6. Jaguaruana 
7. Maracanaú 
8. Milhã 
9. Miraíma 
10. Quixeramobim 
11. São Gonçalo do Amarante 
12. Varjota 
13. Viçosa do Ceará

sexta-feira, 8 de junho de 2012

I Amostra dos Produtores encerra Semana do Meio Ambiente em Icapuí


No encerramento da XII Semana do Meio Ambiente em Icapuí, promovida pela Secretaria de Desenvolvimento e Meio Ambiente - SEDEMA, os produtores icapuienses mostraram toda a variedade da produção local. A I Amostra dos Produtores de Icapuí aconteceu na tarde desta sexta-feira (8/6) na Praça Central. Todas as comunidades do município estiveram representadas por pequenos produtores, que expuseram produtos como mel, doces em conserva, labirintos, rendas de bilros, caprinos, artesanatos confeccionados dos mais variados materiais, entre outros.



A XII Semana do Meio Ambiente teve início na segunda-feira (4/6) abordando o tema "Cidade Sustentável". Na programação constavam ações de conscientização da população para a importância do desenvolvimento com sustentabilidade. A amostra dos produtores de Icapuí veio fortalecer a temática, já que os produtos expostos são cultivados ou produzidos em sua maioria de forma artesanal e sem agressão ambiental.


Outras atividades 

Outra atividade de mobilização social a favor do meio ambiente promovida durante a Semana do Meio Ambiente foi o passeio ciclístico. Centenas de crianças, jovens e adultos de todas as idades, vindos de todas as comunidades percorreram cerca de 8 quilômetros. O passeio teve início em frente a Escola Mizinha, no Centro, findando na Praia de Barreiras de Cima. Houveram atividades esportivas e sorteio de brindes para os participantes. 


Foi lançado durante a Semana do Meio Ambiente o Projeto Ecoelce, uma parceira da Prefeitura Municipal de Icapuí e a COELCE. O projeto consiste em trocar resíduos sólidos por descontos na conta de luz dos clientes. Foram montados postos de arrecadação durante a semana, contando com uma participação significativa da população. 


Muitos icapuienses levaram seus resíduos para efetuarem a troca por bônus na conta de luz. O projeto continua funcionando no município, com instalações de novos postos de coleta e coleta nas comunidades mais distantes.

Veja como foram os 5 dias de atividades acessando o perfil da SEDEMA no Facebook - clique aqui.

Prefeitura Municipal de Icapuí
Gestão Reconstruindo Cidadania

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Icapuí receberá 180 casas do Programa Minha Casa Minha Vida


O município de Icapuí poderá ser contemplado com 180 casas através do Programa Nacional de Habitação Rural - PNHR, vinculado ao Programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal, ainda em agosto ou setembro deste ano. 

A Secretaria Municipal de Ação Social enviou a coordenação do Programa o cadastro de 180 famílias que necessitam de uma moradia digna no município de Icapuí. De acordo com informações fornecidas pelo Governo Federal, todos os 180 cadastros atendem os critérios de seleção estabelecidos pelo Minha Casa Minha Vida. 


Além destas, outras 40 casas estão garantidas para a comunidade de Redonda. O prefeito municipal de Icapuí, Jerônimo Reis, viajará a Natal/RN onde assinará a documentação necessária para o recebimento das casas populares. As famílias beneficiadas deverão atender os critérios de ter mais de uma família convivendo em um mesmo domicílio e que tenham jovens abaixo de 15 anos entre os integrantes da família. 

Prefeitura Municipal de Icapuí
Gestão Reconstruindo Cidadania

Icapuí participará das Olimpíadas do Vale do Jaguaribe em Morada Nova

O município de Icapuí começou a preparar suas equipes que disputarão os jogos nas Olimpíadas do Vale do Jaguaribe - edição 2012. A competição acontecerá durantes os dias 25 a 29 de julho na cidade de Morada Nova/CE. 

As Olimpíadas do Vale do Jaguaribe acontecem na região desde 1965, tendo por finalidade promover a integração, revelar talentos do esporte e colaborar com a educação e saúde física dos jovens participantes.

A ação está sendo coordenada pela Secretaria de Turismo e Esportes, com apoio da Secretaria de Educação e Cultura. O prefeito Jerônimo Reis disse ser esse um momento importante no processo de reconstrução da cidadania em Icapuí. Segundo ele, essa olimpíada marca o retorno de Icapuí após vários anos sem participar da competição. A nova geração talvez nem lembra das históricas participações de Icapuí nas Olimpíadas do Vale, onde tivemos grandes conquistas para o esporte local, acrescentou Jerônimo.

Icapuí disputará as olimpíadas nas modalidades de futebol (masculino e feminino), vôlei (masculino e feminino), tênis de mesa, xadrez e atletismo. Os atletas têm entre 15 a 21 anos de idade e já iniciaram a organização das equipes e os treinamentos.


Às vésperas do evento, os atletas que representarão Icapuí na competição serão apresentados e homenageados em solenidade a ser realizada na Praça Central.

Prefeitura Municipal de Icapuí
Gestão Reconstruindo Cidadania

terça-feira, 5 de junho de 2012

Semana do Meio Ambiente discute desenvolvimento e sustentabilidade em Icapuí


Com o tema "Cidade sustentável: como podemos nos tornar uma delas?" a Secretaria de Desenvolvimento e Meio Ambiente de Icapuí promove do dia 4 a 7 de junho a XII Semana Municipal do Meio Ambiente. 

A abertura oficial aconteceu hoje (5/6) na Câmara Municipal de Vereadores, com a realização de seminário onde o objetivo maior é a conscientização dos gestores e da população sobre a necessidade de preservar os ecossistemas locais. 

Segundo o secretário de Desenvolvimento e Meio Ambiente, Mauro Marciel, a Semana do Meio Ambiente é um evento que tornou-se tradicional devido a grande importância do tema para o município. Para ele, a participação popular é imprescindível para que as ações de preservação ambiental surtam os efeitos desejados. A blitz ecológica, com distribuição de mudas de plantas da flora local, foi um exemplo de participação ativa da população, acrescentou Mauro Marciel.

O prefeito Jerônimo Reis afirmou que a questão ambiental deve ser vista com uma responsabilidade coletiva, onde todos precisam fazer sua parte para a preservação do meio ambiente. Jerônimo enfatizou ainda a parceria firmada com a COELCE para implantação do Programa Ecoelce em Icapuí. O programa consiste em trocar o lixo recolhido pelos clientes por descontos na conta de luz. Esse sistema incentiva a coleta seletiva de resíduos e o descarte correto, diminuindo os índices de doenças causadas pelo lixo.

Durante o seminário, palestras sobre o tema "cidades sustentáveis" mostraram algumas ações desenvolvidas pela Fundação Brasil Cidadão. A entidade criou a "rede da sustentabilidade" unindo diversos projetos em prol de um objetivo único: a conservação dos ecossistemas. Foram apresentados alguns problemas socioambientais comuns em várias cidades e que já são perceptíveis em Icapuí. Como exemplo disso, temos a poluição do ar, falta de aterro sanitário, agravamento da mobilidade urbana e carência no escoamento das águas pluviais.

A Semana do Meio Ambiente terá ainda uma exposição dos produtores de Icapuí, inauguração das placas de sinalização do sítio arqueológico da Ponta Grossa e o passeio ciclístico. A Secretaria de Desenvolvimento e Meio Ambiente elaborará uma Carta de Intenções que será entregue ao governo municipal.

Prefeitura Municipal de Icapuí
Gestão Reconstruindo Cidadania 

CREDE 10 divulga edital para seleção do Projovem Campo


A 10ª CREDE divulga edital de seleção de professores para o Programa Projovem Campo dos municípios de Alto Santo, Aracati, Icapuí e Limoeiro do Norte. A seleção servirá para formação de um banco de recursos humanos de professores do segundo segmento do Ensino Fundamental da Educação de Jovens e Adultos - EJA, da rede pública estadual de ensino. 

Em Icapuí as inscrições poderão ser realizadas na Escola de Ensino Médio Prof. Gabriel Epifânio dos Reis, lozalizada na Rua Filizolina Freitas, s/n, Bairro Cajuais. Os interessados deverão consultar o edital e conferir as vagas e áreas disponíveis. As inscrições acontecem no período de 1 a 13 de junho. 

Para mais informações consulte o edital clicando aqui

Icapuí está habilitado para segunda fase do Programa Cidade Digital

O município de Icapuí teve sua proposta de adesão ao Programa Cidade Digital habilitada para a segunda fase do processo seletivo do Ministério das Comunicações. 

O Programa Cidade Digital é uma iniciativa do Governo Federal que possibilitará a modernização da gestão das cidades com a implantação de infraestrutura de conexão de rede entre órgãos públicos, além da implantação de aplicativos, melhorando o acesso da comunidade aos serviços do governo.

O projeto piloto deverá selecionar 80 cidades. São critérios de preferência: cidades com até 50 mil habitantes, cidades das regiões Norte e Nordeste, municípios com menor Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) e municípios com menor densidade domiciliar de acesso à banda larga. Outro critério de classificação será a indicação de equipe de servidores públicos permanente para o treinamento e gerenciamento do projeto. O edital atenderá, necessariamente, uma cidade por Estado brasileiro e uma das ações previstas é o desenvolvimento de projetos junto às micro e pequenas empresas, tendo como objetivo o desenvolvimento local. 

Acesse a lista dos municípios habilitados para a segunda fase clicando aqui.

segunda-feira, 4 de junho de 2012

XII Semana do Meio Ambiente: como nos tornar uma cidade sustentável


A Secretaria de Desenvolvimento e Meio Ambiente de Icapuí - SEDEMA promove dos dias 4 a 7 de junho a XII Semana Municipal do Meio Ambiente, com o tema "Cidades Sustentáveis: como nos tornar uma delas?", fazendo parte das comemorações do Dia Internacional do Meio Ambiente (5/6). 

A Semana do Meio Ambiente objetiva conscientizar a população sobre a importância da conservação do meio ambiente e o uso correto dos recursos naturais, promovendo atividades de educação ambiental no município. Na programação terá seminários temáticos, amostra dos produtores, passeio ciclístico e blitz ecológica.

O evento é tradicional no município, tendo atingido importantes resultados em todas as edições. Entre as consequências positivas estão a criação do Instituto Municipal de Fiscalização e Licenciamento Ambiental - IMFLA, do Fundo de Desenvolvimento e Meio Ambiente - FUNDEMA e a adoção da Política Municipal de Meio Ambiente. Além disso, as atividades realizadas durante as semanas do Meio Ambiente tem provocado mudanças de atitude da população perante as questões ambientais.

Veja a programação abaixo:

Prefeitura Municipal de Icapuí
Gestão Reconstruindo Cidadania
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Web Hosting Bluehost