segunda-feira, 30 de julho de 2012

Relatório Resumido de Execução Orçamentária - RREO 2012



A Prefeitura Municipal de Icapuí publica o Relatório Resumido de Execução Orçamentária - RREO, referente ao bimestre Maio-Junho do ano de 2012. 

Para ter acesso ao relatório na íntegra, clique aqui ou na seção TRANSPARÊNCIA, na coluna do lado direito. 


quarta-feira, 18 de julho de 2012

IFPR promove em Icapuí cursos técnicos na área de pesca


Depois do sucesso da 1ª edição do Curso Técnico em Pesca e Técnico em Pesca que será concluída em novembro de 2012, o Instituto Federal do Paraná – IFPR em parceria com a Associação Monsenhor Diomedes – AMD, o Ministério da Pesca e Aquicultura – MPA e o Ministério da Educação – MEC, abre a pré-inscrição da 2ª edição dos supra citados cursos. 

Os candidatos devem ter 18 anos completos, terem concluído, no mínimo, o ensino Fundamental e serem pessoas ligadas à Pesca ou Aquicultura (ou filhos ou esposa de pescadores ou aquicultores), ou indicados pelas entidades do setor. Quem concluiu o ensino fundamental poderá cursar PROEJA integrado à Pesca ou Aquicultura, e quem concluiu o ensino médio poderá cursar Pesca ou Aquicultura subsequente. 

Para se inscrever os interessados deverão enviar nome completo, e-mail, endereço e telefone para o e-mail do Prof. Domingos Sávio (savio.sme@gmail.com) até 25 de julho de 2012. 

É o governo da reconstrução capacitando os munícipes para que a vida seja digna e cheia de oportunidades.

Prefeitura Municipal de Icapuí
Gestão Reconstruindo Cidadania

Icapuí volta a participar das Olimpíadas Escolares


A SEMEC (Secretária Municipal de Educação e Cultura), através da CODEF (Coordenadoria do Desporto Escolar e Educação Física), garante a participação do município de Icapuí nas Olimpíadas Escolares 2012, que acontecerá na cidade de Beberibe no mês de julho. 

Após duas semanas de jogos internos para conhecer seus representantes Icapuí participará com uma delegação de 102 pessoas de vários segmentos publico, entre eles: as escolas Mizinha, Horizonte, Maria Edilce, Joana Marques e Gabriel, além de funcionários da Secretaria de Educação e a Secretaria de Esporte. 

A gestão Reconstruindo Cidadania, além de garantir todo suporte técnico, financeiro e humano, deseja a todos os atletas e organizadores muito sucesso e reafirmar seu incondicional apoio a todos e que continuará trabalhando em prol de todos os desportistas Icapuíense.

Enviado por Ronaldo Roldão - Coordenador do CODEF (Visto no blog Icapuí na Linha)

Prefeitura Municipal de Icapuí
Gestão Reconstruindo Cidadania

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Prefeito Jerônimo Reis sanciona Lei de Diretrizes Orçamentárias - LDO para o exercício de 2013

O prefeito municipal de Icapuí, Jerônimo Felipe Reis de Souza, sancionou promulgou no dia 06 de julho de 2012 a Lei 577/2012, que dispõe sobre as Diretrizes Orçamentárias para o exercício financeiro de 2013, a qual torna pública para conhecimento de todos os cidadãos.

Abaixo segue a Lei de Diretrizes Orçamentárias - LDO de 06 de julho de 2012 .

Clique nas imagens para ampliar.






























segunda-feira, 9 de julho de 2012

Turismo nas praias de Icapuí no Ceará, cenário paradisíaco na costa do sol nascente.


Extraído do site www.dihitt.com.br - 6.7.2012

Uma viagem inesquecível a costa do Sol Nascente, esta localizada no litoral leste do estado do Ceará onde se localiza a cidade de Icapuí que faz divisa com o estado do Rio Grande do Norte. O local, de paisagens selvagens com falésias e belas formações rochosas com as mais variadas cores ( do amarelo, passando pelo laranja, vermelho, ocre e até mesmo incríveis tons de vinho), é marcado por uma enorme ponta de pedra em barro vermelho que entra mar adentro. Na maré baixa, expõe uma fonte de água doce na praia que os nativos chamam de olheiro.Um local com diversos atrativos naturais e suas praias com varias opções de lazer como Retiro Grande - Praia calma com pedras dentro do mar. Falésias coloridas em alguns pontos cobertas por vegetação rasteira. Existe uma pequena comunidade na parte alta das falésias. 

Praia de Ponta Grossa mantém ainda a natureza e ritmo de vida inalterados pela civilização e possui o maior conjunto de falésias da América do Sul. e é lá que se come a lagosta mais saborosa da região e os melhores e maiores camarões e peixes, não deixe de comer o "camarão no bafo". Há uma única pousada no local e duas barracas de praia.


Praia da Redonda - Toda a orla é circundada por falésia coberta de vegetação rasteira predominantemente coqueiros na parte baixa da mesma. Na comunidade de 600 famílias organizadas existem 150 botes que pescam lagosta e peixe. A própria comunidade é quem fiscaliza o litoral com um barco comprado por todos os moradores. No artesanato local as mulheres trabalham com labirinto. Almir e o Noé trabalham com peças de madeira utilizando a raiz da hortênsia e o tronco de emburana fabricando barquinhos. Existe na comunidade um grupo de teatro de rua que se chama Flor do Sol formado por nativos que se apresentam na praia e em outras praças, trabalhando com temas sobre: Pesca, Turismo, Religião e Meio Ambiente. 

Praia da Peroba - Praia de ondas fracas com pedras dentro do mar; ao fundo falésias coloridas com coqueiros. Núcleo pequeno de pescadores. Imperdível apreciar a encantadora paisagem, sua gente simples. 

Praia de Picos - Pequena comunidade de 10 famílias. Praia de ondas fracas com pedras dentro do mar e ao fundo falésias coloridas com formatos peculiares tais como a pedra do chapéu e outras. Possui área para mergulho. 

Praia de Barreiras - O coqueiral é o ponto de destaque da paisagem. Praia de ondas fracas. É maravilhoso apreciar a vista entre Barreiras de baixo e Barreiras de cima, como chamam os nativos, e tomar um gostoso banho. Em Barreiras há o famoso forró da praia, nas noites de sábado. Tem, também, várias barracas e bares onde se pode comer as delícias do mar, variedade de peixes, camarão e lagosta. 

Praia Barrinha de Mutamba - Núcleo de pescadores, cercada por coqueiros. Praia de areia de cor escura e ondas fracas. Comunidade que sobrevive das vendas de algas marinhas e da pesca do peixe. 

Praia de Requenguela - Região simples com núcleo de pescadores próximo à Barra Grande, ancoradouro da cidade. Área de mangue e salinas. Ao cair da tarde o branco das pirâmides de sal com o laranja do sol é um verdadeiro espetáculo de cores. 
Icapuí - Visitar a parte alta do município, mirante que revela a beleza da cidade, apreciar a arquitetura natural de Icapuí, suas casas alpendradas, construídas no início do século passado, suas casas de farinha, o saudoso alambique da família Borges, são lembranças da época em que a riqueza vinha dos engenhos de cana. Foi a primeira cidade da América Latina a receber o prêmio CRIANÇA - PAZ E EDUCAÇÃO do Unicef. 

Praia de Quitérias - Praia com coqueiros e dunas baixas e com núcleos de pescadores. Existe formação de pedras no mar do tipo oca que serviu para antigas construções. Comunidade simples onde o mar, cada vez mais, insiste em se aproximar da pequena vila de pescadores.

Ibicuitaba - Distrito de Icapuí, antiga Areias. Visitar a Igreja Nossa Senhora do Rosário, onde existe um acervo de documentos antigos e peças do início do século. 

Tremembé - Praia de águas calmas, coqueirais, que se enfileiram ao longo da costa. Comunidade pacata que sobrevive da pesca do peixe e da lagosta e das mulheres rendeiras.

Arrombado ou Cuipiranga - Paisagem de inúmeros coqueiros e sangradouro da lagoa que percorre um vale de densa vegetação diferenciada e de extrema beleza. Balneário natural. No local existem barracas, onde é servido delicioso peixe e o prato tradicional da região: galinha caipira com pirão. 

Manibú - Praia rústica com dunas e coqueiros, de banho fácil devido ao mar calmo. 

Barrinha de Manibú - Praia caracterizada pela presença de casas de veraneio com infra-estrutura garantida pela administração municipal; apoio de 32 barracas. Em toda a sua orla, a cultura é identificada com toda a sua riqueza. Icapuí oferece ao turista o seu modo natural de ser. É aqui que o turismo é responsável. 

Fonte: www.oktiva.net (visto no DiHitt.com.br)

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Icapuí e suas riquezas culturais - poesia do Prof. Antônio José

Gilberto Calungueiro e seus bonecos:
Ícone da cultura icapuiense
Por Antônio José - professor e poeta

GENTE DESTE MEU BRASIL 
E DE TERRAS ESTRANGEIRAS 
VOU FALAR DE UM PROJETO 
NUMA CIDADE GUERREIRA 
ONDE A CULTURA TEM VEZ 
ONDE O POVO FAZ E JÁ FEZ 
COM DIFERENÇA BRASILEIRA. 

A CIDADE É MEU RECANTO 
ONDE MORO E NASCI 
ONDE ESTUDEI E TRABALHO 
ONDE ATÉ AQUI VIVI 
SEU MAPA É UMA LAGOSTA 
NO SEU MAR TAMBÉM TEM OSTRA 
SEU NOME É ICAPUÍ. 

O PROJETO DE CULTURA 
QUE CHEGA ATÉ AS ESCOLAS 
LEVA A MÚSICA POPULAR 
LEVA A FLAUTA E A VIOLA 
LEVA TAMBÉM CAPOEIRA 
DANÇA AFRO-BRASILEIRA 
E O FUTEBOL DA BOLA. 

NOS ESPAÇOS URBANIZADOS 
OU NA PRAIA AINDA NUA 
OS MENINOS E AS MENINAS 
FAZEM TEATRO DE RUA 
E O POVO APLAUDE E DIZ: 
AQUI A GENTE É FELIZ 
COM CULTURA À LUZ DA LUA. 

A ESCULTURA E O DESENHO 
A PINTURA NUMA TELA 
O POETA QUE ESCREVE 
O QUE O MUNDO REVELA 
TUDO AQUI É VERDADEIRO 
COMO O VERDE DO COQUEIRO, 
 O BARCO E SUA VELA. 

TEM SEXTA-FEIRA ANIMADA 
NO CENTRO E NO MATAGAL 
TEM ARTISTA SE REVELANDO 
E MORANDO NO BERIMBAL 
TEM MÚSICA, TEM POESIA 
TEM FESTA, TEM ALEGRIA 
TEMOS SEXTA CULTURAL. 

AQUI SE CRIA O BABADO 
FAZ-SE DO PLÁSTICO UM CANECO 
OS FANTOCHES ESTÃO BEM VIVOS 
NO TEATRO DE BONECOS 
DO PAPEL A RECICLAGEM 
DA ALGA A GELATINAGEM 
DA ESCULTURA AO MARRECO. 

TEM QUADRILHA NO SÃO JOÃO 
TEM COMIDA REGIONAL 
TEM O CANTADOR DE VIOLA 
TEMOS GRANDE CARNAVAL 
 CULTURA PRA GENTE É LUZ 
QUE NA ESCURIDÃO RELUZ 
REVELANDO O SEU SINAL. 

NESSA HORA MINHA GENTE 
DEIXO A RIMA, A POESIA 
VOU VOLTAR EM OUTRA HORA 
SEJA DE NOITE OU DE DIA 
MAS A CULTURA ESTÁ AQUI 
NA CIDADE DE ICAPUÍ 
NOS TRANSMITINDO ALEGRIA.

Veja mais poesias em www.professorpoeta.blogspot.com

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Secretaria de Educação recebe recursos para compra de 5 ônibus


Imagem ilustrativa
O Secretário de Educação e Cultura de Icapuí, Mário César de Oliveira, divulgou hoje em seu perfil no Twitter (@marioicapui), o recebimento de R$ 1.661.200,00 (Um milhão, seiscentos e sessenta e um mil e duzentos reais) destinados a aquisição de cinco novos ônibus escolares para o transporte de alunos da rede municipal de ensino.

Os recursos são provenientes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE, através do Programa Caminho da Escola. O referido programa foi criado em 2007 com o objetivo de renovar a frota de veículos escolares, garantir segurança e qualidade ao transporte dos estudantes e contribuir para a redução da evasão escolar.

Além disso, o programa estabelece a padronização dos veículos de transporte escolar, à redução dos preços dos veículos e a transparência nas aquisições. A compra dos ônibus acontece através de pregão eletrônico. Os ônibus têm especificações exclusivas, próprias para o transporte de estudantes e adequado às condições das estradas das zonas rural e urbana.

O município de Icapuí já havia sido agraciado com recursos do Programa Caminho da Escola, tendo em sua frota cinco ônibus adquiridos com recursos do FNDE. A aquisição de mais cinco ônibus proporcionará uma melhoria no transporte escolar no município, aumentando a segurança e o conforto dos usuários, além da possibilidade de criação de novas rotas. 

Informações divulgadas em twitter.com/marioicapui .


Fonte: Blog A cidade Icapuí

terça-feira, 3 de julho de 2012

SEBRAE realiza Semana do Empreendedor Individual em Icapuí

Oportunidade para os pequenos empreendedores icapuienses formalizarem suas atividades

Os pequenos empreendedores de Icapuí, que ainda não formalizaram seus negócios, terão a oportunidade de regularizar sua atividade comercial, tornando-se um Empreendedor Individual e usufruir de todos os benefícios dessa categoria de empresa. 

No dia 06 de julho, de 07:00hs às 13:00hs, técnicos do SEBRAE estarão na sede da Secretaria de Desenvolvimento e Meio Ambiente - SEDEMA dando orientações e realizando a inscrição como Empreendedor Individual.

A modalidade Empreendedor Individual foi criada pelo Governo Federal para beneficiar os trabalhadores informais, dando-lhes condições de formalizar a sua atividade. Entre as vantagens, o Empreendedor Individual possuirá registro de CNPJ - Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, benefícios da Previdência Social para aposentadoria e seguros em caso de acidente ou morte, redução da burocracia e dos impostos sobre a atividade exercida (pagando apenas um valor simbólico mensalmente). Outra vantagem para o Empreendedor Individual é o acesso as linhas de créditos oferecidos pelos bancos, permitindo o crescimento de sua empresa.

Para se tornar um Empreendedor Individual é rápido e fácil. Dirija-se a Secretaria de Desenvolvimento e Meio Ambiente de Icapuí - SEDEMA munido de documento de Identidade, CPF e comprovante de residência.

Mais informações ligue para o SEBRAE: 0800 570 0800.

Prefeitura Municipal de Icapuí
Gestão Reconstruindo Cidadania

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Biblioteca Municipal terá programação especial de férias


A Biblioteca Municipal, vinculada a Secretaria de Educação e Cultura de Icapuí, terá programação especial durante as férias escolares. No período de 9 a 20 de julho acontecerão diversas atividades educativas e competições de leitura, desafios de matemática, soletração e jogos de tabuleiro. Os alunos ganhadores das competições serão premiados com uma viagem no final do ano, onde visitarão os principais pontos turísticos de Fortaleza-CE. A abertura do evento acontecerá no dia 09, a partir das 08:00hs no Centro de Juventude e Cidadania - CJC, onde serão passadas todas as informações necessárias. 

Os alunos interessados em participar das atividades e competições, que não se inscreveram em suas respectivas escolas, poderão realizar a inscrição nesta segunda feira (2/7) na sede da Secretaria de Educação e Cultura, com Janaína Almeida.

A Secretaria de Educação e Cultura informa ainda que haverá transporte gratuito para os alunos que moram nas comunidades mais distantes do Centro. 

Prefeitura Municipal de Icapuí
Gestão Reconstruindo Cidadania

Crianças e adolescentes do PETI têm dia de lazer e esporte na praia



A Secretaria de Ação Social, através da coordenação local do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil - PETI, realizou no dia 29 de junho na Praia de Barrinha o Dia Esportivo dos PETI´s de Icapuí. O encontro reuniu os alunos das três comunidades onde o projeto funciona: Icapuí centro, Barrinha e CVTP. 

As crianças disputaram jogos de futebol e queimada com direito a premiação para os melhores colocados. O Dia Esportivo é uma ação do PETI que proporciona atividades de esporte e lazer durante as férias escolares.

O PETI é um programa do Governo Federal que visa a retirada de crianças e adolescentes de até 16 anos das práticas de trabalho infantil, que não sejam aprendizes, através de ações educativas e práticas de esportes durantes o horário em que não estão na escola. Em Icapuí, o programa é coordenado por Maria Eliene Barbosa.

Informações enviadas por Biana Borges - monitora do PETI
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Web Hosting Bluehost