domingo, 22 de janeiro de 2012

28ª Semana Cultural de Icapuí: valorizando os talentos locais

 
A 28ª Semana Cultural de Icapuí, em comemoração aos 28 anos de emancipação política e administrativa da cidade, tem priorizado os talentos locais. Os cinco dias da programação estão repletos de eventos onde os principais personagens são os artistas de Icapuí. A arte e a cultura de nosso município estão presentes em todos os momentos da comemoração, proporcionando um resgate da história contada através de apresentações diversas.
Grupos formados por jovens estudantes de Icapuí, mesclaram dança, música, teatro e muita criatividade. O grupo Fênix apresentou um musical que retratava a esperança que os jovens icapuienses têm por dias melhores, mostrando através da expressão corporal as suas potencialidades artísticas, enriquecendo o leque cultural de nossa cidade. Os alunos da Escola Gabriel mostraram o espetáculo "Eu canto e danço por um mundo melhor", seguindo o mesmo pensamento. Abordaram temas como meioambiente e problemas sociais numa mistura de artes, demonstrando a pluralidade cultural e a diversidade de talentos em nossa terra.
Grupo da Escola Gabriel (Foto: Emerson Lacerda)
Das raízes de nossa cultura, a 28ª Semana Cultural de Icapuí trouxe o Seu Gilberto Calungueiro,  contando coisas do cotidiano nordestino através de "bonecos atores". As estórias ali interpretadas pelo mestre bonequeiro representa o dia-a-dia de muitos dos espectadores, que se identificam ou relembram momentos parecidos. 
A programação cultural do evento deu enfoque ao resgate da história do município, através de debates, oficinas, exposições e recordações constantes de personagens que participaram do processo de emancipação, construção e consolidação da identidade cultural de Icapuí. Poesia, coco de roda, pastoril, artesanato, esportes, recreação infantil, entre outras manifestações populares, rechearam os espaços de demonstração de nosso jeito de ser. 
Turma do Bio-Jump (Foto: Emerson Lacerda)
A preocupação com o futuro e construção de políticas públicas voltadas a melhoria da qualidade de vida da população icapuiense, está presente nos seminários, conferências, debates e oficinas que abordam temas atuais e relevantes para a melhoria do município. O desenvolvimento local e sustentável foi discutido como sendo prioridade da gestão municipal. 

No entanto, o grande mérito das comemorações destes 28 anos de emancipação, ficou a cargo da participação popular. O evento tem revelado grandes talentos em várias áreas da arte e cultura. Desde os músicos das bandas locais, que fazem bonito nas apresentações, até os grupos que demonstram suas habilidades físicas. Como exemplo, vale citar o grupo do Bio-Jump, que empolgou o público com uma apresentação bem coreografada e em perfeita sincronia. 
A mais bela voz de Icapuí (Foto: Emerson Lacerda)
Um dos destaques das várias edições das semanas culturais de Icapuí é o concurso "A mais bela voz". Mais uma vez, os candidatos impressionaram pelo desempenho vocal, digno dos grandes nomes da música mundial. Os "calouros", que mais parecem profissionais, deram um show de interpretação e domínio da arte de cantar. A classificação final deu o título de "A mais bela voz de Icapuí" a Helen Raiana; em 2º lugar ficou Elieser; e em 3º, Maria Carolina. Porém, todos os participantes merecem elogios pelo talento que possuem.
A programação da 28ª Semana Cultural de Icapuí contínua neste sábado, encerrando no domingo (22/1), data oficial do aniversário da cidade.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Web Hosting Bluehost