sábado, 21 de janeiro de 2012

Biografia dos homenageados na 28ª Semana Cultural de Icapuí

Os organizadores da 28ª Semana Cultural do município de Icapuí homenagearam algumas personalidades icapuienses, nomeando cada um dos cinco dias de festa com o nome dos homenageados. O objetivo é reconhecer a contribuição que cada um deles deu ao município no decorrer de sua história. A seguir, conheça a biografia dos cinco homenageados:
CHICO BAGRE 
Filho de Jeremias Félix e Maria da Conceição Felix. Nasceu em Icapuí na 1ª década do século XX. É conhecido e recitado em todo o município, principalmente pelos moradores mais idosos. Chico Bagre registra com originalidade em laos e repente, fatos e causos do cotidiano e do folclore de Icapuí. Faleceu em Fortaleza no final da década de 50. 
JOSÉ TAUMATURGO DA SILVA 
José Taumaturgo da Silva nasceu em Icapuí em 17/02/57, aprendeu violão com um amigo, e após uma temporada viajando em São Paulo resolveu compor. De volta a Icapuí foi presença certa nas atividades culturais da cidade, até o seu falecimento em 12 de novembro de 1997. 
JOSÉ COSME DA SILVA 
Zé de Cosmo, como era conhecido, nasceu em Icapuí e desde criança esteve envolvido com a música e a poesia pois, seu pai, Cosme de Neu, era poeta e cantador de viola. Ainda quando pequeno aprendeu as poesias de Chico Bagre, onde mais tarde fez todo o levantamento sobre a obra do Poeta. Zé de Cosmo participou da luta pela emancipação usando suas poesias e canções. Participou de eventos importantes como as semanas culturais, sextas culturais, festival lua cheia e participou também da gravação do primeiro disco coletivo dos artistas de Icapuí deixando músicas gravadas como Jesus Pescador, balão manémirá e casa da ilha. Tem obras escritas como o cordel "peleja entre Dedé e Lacerdão". Zé de Cosmo partiu com toda lucidez e saberia em agosto de 1996, deixando uma importante contribuição para a cultura de Icapuí. (Informações dadas por José de Arimatea da Silva, geógrafo de Icapuí e filho de Zé de Cosmo). 



NETO SOUZA 
Arquivo do blog A Cidade Icapuí
Neto Souza nasceu em 13 de julho de 1974, em Barreiras, Icapuí-CE. Inicia sua carreira musical tocando flauta transversal como músico e irmão Tom do Ceará em 1994, por vários shows pelo estado do Ceará. Nos anos seguintes teve participação ativa nos eventos culturais de Icapuí, acompanhando diversos artistas e bandas, inclusive a Banda Municipal de Icapuí. Consolidou sua carreira como instrumentista sendo guitarrista da banda "A Cor do Reggae" (www.acordoreggae.palcomp3.com.br). Neto Souza partiu em 16 de novembro de 2010 deixando um grande vazio e saudade no cenário artístico de nossa terra, mas deixa também exemplos de integridade, essência, respeito, amor e amizade para todos que compartilharam sua passagem por nossas vidas.
BROFERIO RODRIGUES VIANA
Broferio Rodrigues Viana Nasceu no dia 13/08/1941 na Praia de Tremembé - Icapuí/ CE. Morou em Fortaleza e no Rio de Janeiro. Quando adolescente retornou ao Ceará, onde estudou no colégio Marista em Aracati/CE e depois em Natal/RN, de onde retornou para a cidade de Icapuí com sua família onde seu pai prestava serviços a comunidade de Ibicuitaba. Foi o idealista e fundador do Campo de futebol da comunidade no ano de 1950, onde surgiram vários ícone do nosso futebol municipal. Casou, teve 5 filhos em seu primeiro casamento. Com o falecimento de sua primeira mulher, casou novamente onde teve mais 7 filhas. Broferio jogou em vários times de respaldo estaduais sendo estes: Potiguar - RN, Seleção de Aracati e na seleção de Fortaleza - CE. Ele como técnico teve várias conquistas no nosso município como jogador. Ele quem inaugurou o primeiro gol no estádio municipal de nossa cidade no qual hoje tem o seu nome. Broferio Rodrigues Viana faleceu em 01/07/2005 deixando na memória de Icapuí grande contribuição no Esporte da nossa cidade.
Informações enviadas por Wigenes Lourenço
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Web Hosting Bluehost