segunda-feira, 5 de março de 2012

Governo municipal desenvolve projeto de incentivo ao esporte educacional


A Prefeitura de Icapuí elaborou e enviou à Petrobrás e ao Ministério dos Esportes o projeto “Esporte, Educação e Cidadania” para concorrer ao edital lançado pela Petrobrás com vistas a incentivar o Esporte Educacional e motivado pela Lei Federal de Incentivo ao Esporte. O Prefeito Jerônimo, historicamente compromissado com o esporte de Icapuí estará pessoalmente em Brasília nos próximos dias para obter apoio a este e outros projetos em benefício da municipalidade.
O projeto “Esporte, Educação e Cidadania” foi construído de forma participativa, mobilizando os professores de Educação Física bem como diversas associações que atuam no município e abrange inúmeras modalidades esportivas contemplando todas as escolas e comunidades. Atletismo, Basquetebol de quadra e de Areia, Capoeira, Futebol de Campo e de Rua, Futevôlei, Futsal, Ginástica Artística, Handebol de Quadra e de Areia, “Jiu Jitsu”, Natação, “Taekwondo”, Boxe, Tênis de Mesa e de Quadra, Vôlei de Quadra e de Areia, Xadrez, “Windsurfe”, “Kitesurfe”, “Standup”, são as modalidades que serão desenvolvidas.



O projeto objetiva fomentar a assunção de hábitos saudáveis por parte de crianças, adolescentes e jovens de Icapuí, para o enfrentamento das vulnerabilidades sociais presentes em nossa cidade, a promoção de mudanças positivas na qualidade de vida dessa juventude participante do projeto, colaborar para a formação de cidadãos críticos, criativos e participativos e contribuir para o desenvolvimento social das comunidades e do município.
Tem como público alvo crianças, adolescentes e jovens dos sexos feminino e masculino, na faixa etária de 07 a 18 anos, preferencialmente matriculados na Rede Pública Municipal de Ensino Fundamental e Rede Estadual de Ensino Médio, oriundos de famílias com baixa renda e em situação de vulnerabilidade social, com atividades diretamente planejadas para eles; Professores de Educação Física e monitores esportivos lotados nas escolas instaladas no município em oficinas, palestras e cursos para o aperfeiçoamento permanente de suas práticas; Famílias, comunidades, lideranças e autoridades locais em palestras, amostras, eventos, intercâmbios, acompanhamento e avaliação das atividades desenvolvidas.

O Projeto Esporte, Educação e Cidadania se justifica por três grandes razões:
1.      Pelo direito das nossas crianças, nossos adolescentes e jovens a uma formação integral como sujeitos, como pessoas, cidadãos de direitos em acordo com o que preconiza a Constituição Brasileira;
2.      Por necessidades do público alvo do projeto em relação aos riscos e vulnerabilidades inerentes dessa fase de suas vidas;
3.      Pelas potencialidades da municipalidade icapuiense em superar desafios, já demonstrada em diversas ocasiões de sua história.
  Com extensa e profunda fundamentação teórica o projeto irá promover uma educação integral buscando interação entre a prática do esporte e o envolvimento dos praticantes como agentes de transformação da sociedade, obedecendo às carcterísticas específicas das seguintes faixas etárias:

07 a 09 anos; Busca-se o desenvolvimento de habilidades básicas, com combinações variadas e jogos adaptados. Neste estágio a criança aprende, de forma lúdica, a partir dos jogos reduzidos.

10 a 12 anos; Desenvolvem-se habilidades trabalhadas não especificamente, mas adaptadas às dos esportes específicos. Utiliza-se combinação das habilidades básicas com maior complexidade. A criança terá a oportunidade de participar de várias modalidades oferecidas pelo projeto, passando dois meses em cada uma delas.
13 a 15 anos; Visa construir aprendizagem das habilidades específicas dos esportes com ênfase nas formas básicas, na evolução das formas de jogo e no reforço do raciocínio tático. Os adolescentes farão opção por duas ou, no máximo, três modalidades oferecidas pelo projeto.

16 a 18 anos; Pretende-se a combinação dos fundamentos, variações dos fundamentos, raciocínio tático mais elaborado, formas concretas e mais elaboradas de jogo, correções técnicas, início da especialização. O jovem se define por uma, ou, no máximo duas modalidade esportiva dentro do projeto.

Informações: Augusto Álvaro/Secretaria de Educação e Cultura de Icapuí

Notícia extraída do blog Icapuí na Linha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Web Hosting Bluehost