sábado, 21 de janeiro de 2012

Icapuí poderá ser contemplado pelo Programa Territórios Digitais



Icapuí recebeu ontem a visita de Rossana Moura, secretária do Ministério do Desenvolvimento Agrário do Governo Federal, que coordena o programa Territórios Digitais, e Sandra Bandeira, coordenadora do mesmo programa no Estado do Ceará, tratando sobre a possibilidade de implantação de Casas Digitais no município de Icapuí.

O convite partiu do Assessor de Desenvolvimento Científico de Icapuí, Léo Ribeiro, visando a adoção de políticas públicas de inclusão social do homem do campo. O prefeito de Icapuí, Jerônimo Reis, e o secretário de Administração e Finanças, Neto Rebouças, recepcionaram as representantes do Programa Territórios Digitais, onde ficou acordado a visita dos líderes das comunidades de Icapuí a locais onde o programa já está em funcionamento. A intenção é demonstrar os benefícios para o desenvolvimento rural, baseado no cooperativismo sustentável, através do uso de tecnologias disponíveis via  internet para os produtores rurais, fortalecimento da agricultura familiar e o reconhecimento do acesso legítimo à terra por comunidades tradicionais. O Ministério do Desenvolvimento Agrário pretende com o Programa Territórios Digitais prover a cidadania no meio rural, permitindo a integração das tecnologias de informação e comunicação para todos.


Em Icapuí, a Secretaria de Ciência e Tecnologia se comprometerá em manter um ambiente colaborativo para a contínua melhoria do acesso as tecnologias e a projetos de interesse coletivo. Além das Casas Digitais, como contra partida da prefeitura, será disponibilizado ainda um Centro Assistencial Tecnológico de Informatização Social do Campo - CATIS CAMPO.


Saiba mais sobre as Casas Digitais, do Programa Territórios Digitais
 


As Casas Digitais são espaços públicos localizados nos Territórios da Cidadania, que devem dispor de energia elétrica e segurança adequada para receber os equipamentos de informática (computadores, servidor, roteador wireless, datashow e mobiliário). São escolhidas pela própria comunidade e tornar ponto de acesso comunitário gratuito de assentados e assentadas, agricultores e agricultoras familiares, comunidades ribeirinhas, indígenas e quilombolas. A idéia central é garantir ao público-alvo a universalização do acesso às tecnologias de informação e comunicação e à rede mundial de computadores. 

Os Territórios Digitais condicionam a oferta de Casas Digitais mediante a participação atuante e democrática da comunidade proponente. Nesta comunidade há duas possiblidades de consulta:

a) o acesso público permite ao visitante acompanhar as notícias e acionar downloads de documentos;

b) o acesso exclusivo requer o registro gratuito do vistante no portal e, assim, possibilitar-lhe o acesso também aos chats, fóruns de discussão, apresentação de links e álbuns de fotos; participar de webconferência; enviar documentos de diferentes mídias; e receber e-mails e notificações.


Informações enviadas por:
Léo Ribeiro Azevedo
Assessor de Desenvolvimento Científico (Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Icapuí)
Twitter: @icapui_digital 
Site: www.icapui.ce.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Web Hosting Bluehost