sexta-feira, 2 de março de 2012

Governo municipal e lideranças acompanham entrega de casas na comunidade da Barrinha

Vereadores, lideranças comunitárias e membros do governo municipal de Icapuí estão acompanhando a entrega de casas populares aos moradores da comunidade da Barrinha, atingidos pelo avanço da maré. 

O avanço do mar causo enormes estragos na comunidade da Barrinha, em Icapuí. Muitos moradores perderam suas casas, destruídas pela força das ondas. A escola da comunidade foi demolida pois também corria risco de desabamento. Para conter o avanço da maré foi construído um paredão de concreto. Enquanto isso, os moradores desabrigados foram alocados em casas de familiares ou alugadas. Dentro do projeto de recuperação dos estragos na comunidade, foram construída 30 casas populares a serem doadas aos moradores afetados. Os técnicos da Secretaria de Assistência Social do município de  Icapuí conduzem o processo de entrega. 

Em visita realizada nesta quinta-feira (1/3), foi constatado que algumas casas foras depredadas e tiveram lâmpadas, pias e diversos equipamentos furtados por vândalos. Foi visto a necessidade de aterro, rede elétrica e rede de água para as novas casas. Para o vereador Marcos Nunes (PCdoB) a escolha da área onde foi feito a locação das casas não foi um local adequado, pois com um inverno forte poderá comprometer o acesso dos moradores, pois está próximo a um alagadiço e de uma vegetação de mangues, mas compreende que é necessário compromisso do governo municipal para garantir a moradia das pessoas que perderam suas casas por conta do avanço da maré. 


No encontro o diretor do SAAE comprometeu-se em fazer com os moradores a rede de abastecimento de água e realizar o cadastramento e pedido de ligação da água dos moradores na própria comunidade, já o secretário de obras assumiu compromisso com o aterro do local, o presidente da Associação local responsabilizou-se em fazer um levantamento junto a COELCE para saber se o transformador da rede elétrica local suporta a ligação elétrica das 30 casas, já os vereadores presentes visitarão a SEDEMA para tentar viabilizar um projeto para escoamento da água, a empresa construtora fará algumas correções na obra com o acompanhamento dos futuros moradores e tudo será coordenado pela Secretaria de Assistência Social. As casas serão entregues aos futuros moradores numa solenidade oficial no dia 11 de março de 2012, antes já houve um sorteio entre os moradores cadastrados.

Informações retiradas do blog do vereador Marcos Nunes (com adaptação do texto)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Web Hosting Bluehost