terça-feira, 22 de maio de 2012

Encontro debate a importância da preservação da fauna para a atividade pesqueira local

Durante o Encontro Temático sobre a Pesca, realizado na sexta-feira (18/5) na comunidade de Redonda, debateu-se a relação entre comunidades de pescadores artesanais e a fauna local. Na ocasião a doutoranda Márcia Freire Pinto apresentou um relato sobre a importância da preservação dos ecossistemas marinhos e a atividade pesqueira. 

Segue o relato: 

Para quê e para quem são realizadas as pesquisas científicas com os pescadores artesanais? 

Por: Márcia Freire Pinto (Bióloga) 

O interesse pelos saberes e “saber fazer” dos pescadores sempre esteve atrelado aos animais marinhos e a atividade pesqueira. Quem são as pessoas que realizam a pesca artesanal? Como os recursos biológicos marinhos são localizados, identificados, nomeados, capturados e utilizados? Qual o histórico da atividade pesqueira? Quais as relações econômicas que estão envolvidas com a pesca? Quais são os conflitos socioambientais relacionados à pesca? São algumas das perguntas que um cientista procura responder ao estudar os pescadores artesanais. 

E para quê realizar essas pesquisas? 
Para saber quem são os pescadores artesanais e para registrar o seu modo de vida; para poder localizar os animais marinhos e saber quais são os que existem na região; para compreender como esses animais podem ser capturados e quais são as utilidades que eles proporcionam; para registrar o conhecimento dos pescadores como forma de propagar uma cultura baseada no manejo dos recursos e poder dialogar sobre as diferentes formas de utilização desses recursos, procurando aliar o conhecimento tradicional ecológico com o conhecimento científico, na busca pela conservação das espécies marinhas e do ecossistema, bem como da atividade pesqueira; para fazer um registro histórico da atividade pesqueira; e para compreender as relações socioambientais da pesca e suas implicações econômicas, sociais, culturais, ecológicas e políticas. 

As pesquisas realizadas com os pescadores artesanais são de grande importância, primeiramente, para o pesquisador, pois o mesmo está adquirindo informações importantíssimas e enriquecendo o seu saber acadêmico, posteriormente, para os pescadores que também estão recebendo informações importantes. Além disso, os pescadores representam a parte fundamental das pesquisas, pois são eles que fornecem informações que irão beneficiar tanto a atividade pesqueira como também a conservação dos recursos da região e por fim, toda a comunidade local, que terá acesso a essas informações. 

Os dados obtidos nas pesquisas variam de acordo com o estudo que foi realizado. Algumas pesquisas possuem o enfoque histórico, enquanto outras geográficas, biológicas, oceanográficas, pesqueiras, etc. Porém, todas as pesquisas têm muito a contribuir com a comunidade que foi estudada. 

No caso de Icapuí, a pesquisa intitulada “Caracterização socioambiental e uso de animais por comunidades tradicionais do litoral do Estado do Ceará” (PINTO, 2012), teve como objetivo principal analisar as relações estabelecidas entre as comunidades humanas de Icapuí com o ambiente, especialmente, com os animais, para fundamentar ações e políticas que visem à sustentabilidade das atividades desenvolvidas pelas comunidades e à conservação das espécies da região. 

Os dados obtidos na pesquisa supramencionada fornecem subsídios para o desenvolvimento de atividades, projetos e ações voltados ao fortalecimento da atividade pesqueira, como também para a conservação das espécies da região. Esses dados juntamente com os que foram obtidos nas demais pesquisas realizadas em Redonda (BEZERRA, 1992; ASSAD, 2002; LIMA, 2002; SEGUNDO, PAULINO & FERREIRA, 2003; SILVA, 2004; BUSTAMANTE, 2005; MUNIZ, 2005; ALBANO, 2007; MEIRELLES, 2009; ALMEIDA, 2010) fundamentam ações e políticas importantes para a localidade. 

Portanto, cabe ao poder público municipal, estadual e federal atenta-se para as pesquisas científicas realizadas para que possam planejar as suas ações condizentes com a realidade de cada localidade.

Enviado por Mari Cecília Silvestre

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Web Hosting Bluehost