sexta-feira, 4 de maio de 2012

Encontro Regional discute educação inclusiva para pescadores e aquicultores


Atualizado às 17:00hs - 4.5.2012

Acontece nesta sexta-feira (4/5), em Icapuí-CE, o Encontro Regional dos Polos/Telecentros dos Cursos de Pesca e Aquicultura do CE e RN, onde será debatido o tema “Educação Inclusiva para comunidades de pescados e aquicultores do Brasil, é possível?”. 

O objetivo do Encontro é promover a troca de experiências e conhecimento nas áreas de pesca e aquicultura, visando estabelecer metas de educação inclusiva nas comunidades de pescadores das cidades integrantes dos Polos e Telecentros Maré dos Cursos Técnico em Pesca e Técnico em Aquicultura.

O prefeito de Icapuí, Jerônimo Reis, destaca como sendo primordial a adoção de políticas públicas voltadas ao setor pesqueiro da região, visto a grande importância econômica dessa atividade. Jerônimo Reis afirmou também ser uma obrigação dos gestores públicos investir recursos destinados as áreas conhecimento, transformando todos em cidadãos livres para criarem suas próprias oportunidades.

O deputado federal José Airton (PT-CE) ressaltou a importância de investimentos em capacitação e formação, visando o desenvolvimento e proporcionando oportunidades de emprego e renda. O deputado mencionou a articulação feita para a implantação de um campus do IFCE no município de Icapuí.

Durante a tarde, os grupos participantes apresentaram suas experiências nos cursos. As conquistas e alguns problemas enfrentados foram expostos, dando um panorama das atividades e da mobilização feita nas comunidades onde atuam.

No encerramento, o deputado estadual Dedé Teixeira (PT-CE) falou sobre produtividade, preservação e sustentabilidade do setor pesqueiro. De acordo com o deputado, a produção pesqueira será a que mais crescerá nos próximos 20 anos, sendo um mercado próspero que requer formação e capacitação técnica de mão-de-obra.


Saiba mais

O Telecentro Maré é um programa de inclusão digital desenvolvido pelo Ministério da Pesca que foi implantado a nível nacional no ano de 2004. Nos municípios onde existem, desenvolve atividades ligadas à educação digital de pescadores e filhos de pescadores desde 2012. Os polos são mantidos pelo Instituto Federal do Paraná - IFPR, que coordenam os cursos de pesca e aquicultura nas localidades instalados.

Em Icapuí, o polo dos cursos de pesca e aquicultura funciona na praia de Redonda. A turma do curso de pesca conta com 41 alunos, o de aquicultura possui 44 inscritos. O polo iniciou suas atividades em outubro de 2010, com duração de 2 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Web Hosting Bluehost