quarta-feira, 23 de maio de 2012

Programa de Monitoramento de Peixes-Boi realiza palestras em Icapuí

Várias equipes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio, estiveram em Icapuí realizando atividades do Programa de Monitoramento de Peixes-Boi. 

O Programa tem o objetivo de aumentar o conhecimento científico sobre a população de peixes-boi marinho, que ocorre na região compreendida entre os municípios de Aquiraz/CE e Touros/RN. 

O projeto é coordenado pelo ICMBio, através do Centro de Mamíferos Aquáticos, tendo como parceiros locais as ONG´s Aquasis e o Projeto Cetáceos da Costa Branca, da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte - UERN. 

Essas parcerias promovem diversas ações para a conservação do Peixe-Boi Marinho na região. O monitoramento se dá através de Telemetria Satelital, onde um dispositivo é colocado no Peixe-Boi que envia as informações via satélite para os pesquisadores. Outra forma de acompanhar os Peixes-Boi é utilizando o Senso Aéreo, onde os pesquisadores sobrevoam toda a área do projeto para localizar os mamíferos e verificar dados sobre aumento ou diminuição da população, entre outras informações. Em Icapuí, o projeto conta com uma base de pesquisa instalada na comunidade de Peroba. O objetivo é divulgar e intensificar os cuidados com o Peixe-Boi Marinho, diante da ameaça de extinção da espécie.  

Os técnicos envolvidos no projeto realizaram palestras nas comunidades icapuienses, onde há presença de Peixe-Boi Marinho. As praias de Ponta Grossa, Redonda, Peroba, Picos, Barreiras, Barrinha e Quitérias são as que ocorrem mais registros do mamífero. A ideia é reforçar constantemente a importância da participação das comunidades na preservação da espécie.

Prefeitura Municipal de Icapuí
Gestão Reconstruindo Cidadania

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Web Hosting Bluehost