segunda-feira, 28 de maio de 2012

Seminário discute tecnologia e inovação em Icapuí - Parte I

Inovação foi o tema principal no primeiro dia do I Seminário de Ciência e Inovação Tecnológica nas Cadeias Produtivas de Icapuí. O evento é direcionado aos jovens, agricultores, pescadores e profissionais liberais que atuam em Icapuí. 


Na abertura do evento, o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Icapuí, Kamundo Braga, destacou como objetivo do seminário a disseminação do conhecimento científico em prol das cadeias produtivas existentes em Icapuí. A busca constante por novos métodos e tecnologias permite alcançar uma eficiência maior na produção, acrescentou Kamundo. Destacou também a importância da formação e capacitação tecnológica como forma de garantir vaga no mercado de trabalho, cada vez mais competitivo e exigente por qualificação profissional.

O prefeito Jerônimo Reis assegurou que o governo municipal apoia e incentiva toda ação de inovação nas cadeias produtivas de Icapuí, destacando o setor agropecuário local que tem participação de 47% na economia local. Os produtores precisam ter acesso às novas tecnologias disponíveis para desenvolverem suas atividades de forma mais produtiva, disse Jerônimo. Cobrou ainda uma participação maior da população, principalmente da juventude, no processo de desenvolvimento do município, pondo em prática os conhecimentos adquiridos.

O representante do Instituto Federal do Ceará - IFCE, André Luiz de Araújo, falou da importância do programa de interiorização do ensino técnico no estado do Ceará, fortalecendo a educação tecnológica nos municípios do interior. Na ocasião, foi anunciado a implantação de um polo do IFCE em Icapuí.

Outro tema apresentado tratava da cadeia produtiva da lagosta. O professor Paulo Lira, do Instituto Labomar, destacou a necessidade da inovação tecnológica e o uso de técnicas sustentáveis de exploração como forma de recuperação do valor da lagosta. 

O cultivo de organismos marinhos (maricultura) foi apresentado pelo Dr. Manuel Furtado, da Secretaria de Pesca e Aquicultura do Estado do Ceará, como uma alternativa à pesca convencional praticada. Dados mostram que a maricultura está em constante crescimento em outros países, porém, essa atividade ainda é pouco explorada no Brasil, apesar de ter um enorme potencial. O município de Icapuí foi incluído no Plano Local de Desenvolvimento da Maricultura, do Ministério da Pesca e Aquicultura, onde seriam instalados projetos de criação de algas e peixes em tanques submersos no mar previsto para 2014, segundo informou o Dr. Manuel Furtado.

Serviço
I Seminário de Ciência e Inovação Tecnológica nas Cadeias Produtivas de Icapuí
Data: 28 e 29 de maio
Local: Sede da SECITECI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Web Hosting Bluehost