Imagem: divulgação |
A Prefeitura Municipal de Icapuí, através da Secretaria de Desenvolvimento e Meio Ambiente - SEDEMA, aderiu à Campanha Nacional contra a Febre Aftosa em bovinos, caprinos, suínos e ovinos. A vacinação acontece de 1 a 30 de junho.
O governo municipal realiza a campanha em parceria com a Agência de Defesa Agropecuária do Ceará - ADAGRI, órgão do Governo do Estado do Ceará responsável pela emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA) - trata-se de uma carta que permite o translado de rebanhos entre os estados da federação. A ADAGRI cuida da fiscalização para evitar a entrada e saída de animais no Ceará sem a guia. É uma forma de assegurar que o rebanho cearense não apresente riscos de contaminação pela febre aftosa. O governo do Estado faz o acompanhamento e controle da vacinação nos municípios.
O município de Icapuí adquiriu 2.600 vacinas que atenderão aproximadamente 300 criadores de gado. A Prefeitura de Icapuí disponibiliza ainda os técnicos da SEDEMA para aplicação das vacinas. A vacina é totalmente gratuita. Os produtores que ainda não vacinaram seus rebanhos devem procurar a SEDEMA e informar-se sobre o dia que o vacinador irá a sua comunidade.
O prefeito municipal Jerônimo Reis ressaltou a importância da campanha para o desenvolvimento da atividade agropecuária em Icapuí. O município fará sua parte para alcançar a meta de vacinar 100% do rebanho cearense e alcançar o status de zona livre da aftosa.
A Campanha Nacional contra a Febre Aftosa é uma iniciativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA, do Governo Federal. O objetivo é erradicar a febre aftosa no rebanho brasileiro através do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa - PNEFA, utilizando para isso a implantação progressiva e manutenção de zonas livres da doença. O Programa segue as diretrizes estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde Animal - OIE.
Mais informações:
Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Meio Ambiente
Telefone: (88) 3432-1045
Prefeitura Municipal de Icapuí
Gestão Reconstruindo Cidadania
Nenhum comentário:
Postar um comentário