quinta-feira, 31 de maio de 2012

Hospital Municipal de Icapuí recebe recursos para aquisição de equipamentos

Foto: Peixe Gordo News
Reforma e novos equipamentos para o Hospital Municipal: melhorias na Saúde de Icapuí

O município de Icapuí foi contemplado com recursos financeiros da ordem de R$ 579.435,48 (Quinhentos e setenta e nove mil, quatrocentos e trinta e cinco reais e quarenta e oito centavos) para aquisição de equipamentos e material permanente para o Programa de Atenção Básica de Saúde e Assistência Ambulatorial  e Hospitalar Especializada, que funcionam no Hospital Municipal Maria Idalina Rodrigues.

Os recursos foram disponibilizados pela Secretaria de Saúde do Estado do Ceará, provenientes do Fundo Nacional de Saúde. O secretário de Saúde do Ceará, Sr. Raimundo José Arruda Bastos, assinou a Resolução nº 92/2012 no dia 28/5/2012, aprovando as propostas de solicitação feita pela Prefeitura Municipal de Icapuí.

Além da aquisição destes equipamentos e materiais permanentes, o Hospital Municipal de Icapuí será reformado com os recursos financeiros obtidos através de emendas parlamentares dos deputados estaduais Dedé Teixeira (PT) e Lula Morais (PCdoB).

O prefeito de Icapuí, Jerônimo Reis, comemorou com muita empolgação a conquista destes recursos. Segundo ele, a reforma e a compra de novos equipamentos para o Hospital Municipal representa um grande avanço na qualidade dos serviços de saúde pública para a população icapuiense.

Prefeitura Municipal de Icapuí
Gestão Reconstruindo Cidadania  

Sexta Cultural leva atrações a comunidade de Vila Nova


Nesta sexta-feira (1/6) a comunidade de Vila Nova receberá as atrações do Projeto Sexta Cultural. O evento terá apresentações de artistas locais de teatro, coco de roda, pintura ao vivo, lendas populares, poesia, repente, música, e muitas outras atrações e atividades socioeducativas. 

A programação terá início às 09:00hs com a presença de técnicos da Secretaria de Saúde e Saneamento, realizando vacinação e atualização dos cartões de vacinas, aferição de pressão arterial, dosagem de glicose, visualização em microscópio de larvas do mosquito da dengue e orientações à população sobre cuidados com a saúde. A Secretaria de Desenvolvimento e Meio Ambiente apresentará palestra sobre preservação do meio ambiente, conduzida pela técnica Carla Paz. Servidores da Secretaria de Educação e Cultura darão uma oficina de artes plásticas, na creche comunitária. 
  
Entre os artistas a se apresentarem estarão o poeta e repentista J. Gomes e o Grupo Arte Brasil, tocando o melhor da música popular brasileira.

Participe!

Prefeitura Municipal de Icapuí
Gestão Reconstruindo Cidadania 


quarta-feira, 30 de maio de 2012

Seminário discute tecnologia e inovação em Icapuí - Parte II


No último dia do Seminário de Ciência e Inovação Tecnológica nas Cadeias Produtivas de Icapuí, as novas tecnologias e fontes alternativas de geração de emprego e renda foram amplamente debatidas.  

Durante os dois dias de palestras e debates os participantes puderam conhecer o que há de mais inovador nas cadeias produtivas da pesca, agricultura e tecnologia, que podem ser adaptadas à realidade de Icapuí.

Na área de tecnologia, o presidente da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará - ETICE, Fernando Carvalho, assegurou que Icapuí receberá o sinal de internet do Cinturão Digital do Ceará, provavelmente até julho deste ano. Há tempos que o projeto de internet Banda Larga é aguardado pelos icapuienses, que possibilitará uma infinidade de aplicações e melhorias para a população. O sinal de internet do Cinturão Digital para Icapuí será captado da torre instalada no Posto Sefaz em Aracati, que estará operando em aproximadamente 15 dias, disse Fernando Carvalho. Serviços como segurança pública, consultas médicas, dados escolares e ensino a distância, entre  outros, terão maior agilidade graças a integração dos bancos de dados. 


A criação de cooperativas foi outro tema abordado pelo seminário. A representante da Cooperativa Pirambu Digital, em Fortaleza, mostrou as vantagens do cooperativismo como forma de reduzir custos, melhorar a produtividade e aumentar o poder de negociação com fornecedores. Formar cooperativas é uma alternativa para os produtores locais que queiram desenvolver suas atividades. O SEBRAE apresentou os benefícios do Empreendedor Individual para os pequenos empreendedores que desejam formalizar seu negócio. Essa categoria de empresa tem registro gratuito e um custo mínimo mensal, permitindo a viabilidade da atividade, além da garantia de direitos previdenciários, acesso a empréstimos com taxas menores e saída da informalidade. 


O coordenador do curso de Engenharia de Pesca da UFERSA, prof. Marcelo Bezerra, falou sobre pesca oceânica do atum e suas várias espécies. Segundo o professor, existe um enorme potencial pesqueiro no litoral brasileiro que ainda é pouco explorado. A pesca de atum ocorre em grandes profundidades e requer equipamentos especiais e pessoal qualificado. Para ele, somente com capacitação e investimentos em tecnologia no setor é possível obter grandes resultados com essa atividade econômica. Citou o exemplo da cidade de Areia Branca/RN, onde se pratica a pesca de atum utilizando barcos lagosteiros adaptados.

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação desenvolve vários projetos e ações pensando em despertar e estimular a população para a importância da inovação e conhecimento sobre novas tecnologias para o  desenvolvimento social e econômico do município. O seminário cumpriu o objetivo de levar o conhecimento até a população icapuiense. Os temas abordaram todos os setores produtivos de Icapuí. Com isso, espera-se que os participantes façam uso daquilo que foi exposto e ponham em prática todo o aprendizado. 

A equipe da SECITECI agradece a todos que participaram do evento.

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Seminário discute tecnologia e inovação em Icapuí - Parte I

Inovação foi o tema principal no primeiro dia do I Seminário de Ciência e Inovação Tecnológica nas Cadeias Produtivas de Icapuí. O evento é direcionado aos jovens, agricultores, pescadores e profissionais liberais que atuam em Icapuí. 


Na abertura do evento, o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Icapuí, Kamundo Braga, destacou como objetivo do seminário a disseminação do conhecimento científico em prol das cadeias produtivas existentes em Icapuí. A busca constante por novos métodos e tecnologias permite alcançar uma eficiência maior na produção, acrescentou Kamundo. Destacou também a importância da formação e capacitação tecnológica como forma de garantir vaga no mercado de trabalho, cada vez mais competitivo e exigente por qualificação profissional.

O prefeito Jerônimo Reis assegurou que o governo municipal apoia e incentiva toda ação de inovação nas cadeias produtivas de Icapuí, destacando o setor agropecuário local que tem participação de 47% na economia local. Os produtores precisam ter acesso às novas tecnologias disponíveis para desenvolverem suas atividades de forma mais produtiva, disse Jerônimo. Cobrou ainda uma participação maior da população, principalmente da juventude, no processo de desenvolvimento do município, pondo em prática os conhecimentos adquiridos.

O representante do Instituto Federal do Ceará - IFCE, André Luiz de Araújo, falou da importância do programa de interiorização do ensino técnico no estado do Ceará, fortalecendo a educação tecnológica nos municípios do interior. Na ocasião, foi anunciado a implantação de um polo do IFCE em Icapuí.

Outro tema apresentado tratava da cadeia produtiva da lagosta. O professor Paulo Lira, do Instituto Labomar, destacou a necessidade da inovação tecnológica e o uso de técnicas sustentáveis de exploração como forma de recuperação do valor da lagosta. 

O cultivo de organismos marinhos (maricultura) foi apresentado pelo Dr. Manuel Furtado, da Secretaria de Pesca e Aquicultura do Estado do Ceará, como uma alternativa à pesca convencional praticada. Dados mostram que a maricultura está em constante crescimento em outros países, porém, essa atividade ainda é pouco explorada no Brasil, apesar de ter um enorme potencial. O município de Icapuí foi incluído no Plano Local de Desenvolvimento da Maricultura, do Ministério da Pesca e Aquicultura, onde seriam instalados projetos de criação de algas e peixes em tanques submersos no mar previsto para 2014, segundo informou o Dr. Manuel Furtado.

Serviço
I Seminário de Ciência e Inovação Tecnológica nas Cadeias Produtivas de Icapuí
Data: 28 e 29 de maio
Local: Sede da SECITECI

Governo municipal realiza plenárias do Orçamento Participativo 2012/2013

O governo municipal de Icapuí iniciou o ciclo de plenárias que resultarão nas diretrizes do Orçamento Participativo 2012/2013. As plenárias são reuniões realizadas nas comunidades do município, onde são definidas pelos próprios moradores as necessidades e prioridades de aplicação dos recursos públicos.

O Orçamento Participativo é uma das marcas das gestões petistas em Icapuí, sendo retomado na gestão atual do prefeito Jerônimo Reis. O município foi dividido em regiões para agilizar o processo de elaboração do orçamento, tendo a participação das lideranças comunitárias, associações de moradores, sindicatos, ONG´s, igrejas, instituições privadas e moradores que desejem participar dos encontros. 

O lançamento oficial do Orçamento Participativo 2012/2013 foi na Sexta-Feira (25/5), no Ginásio de Mutamba, onde foi definido o período de 26 a 30 de maio para a realização das plenárias nas comunidades.  Após essa etapa, será realizado um grande seminário no dia 13 de junho para apresentação dos resultados das reuniões.

"Todos somos sabedores da necessidade de compartilharmos do enorme desafio que é retomar o processo de desenvolvimento da nossa cidade, promovendo a organização e participação comunitária, a democracia e a justiça, acesso aos bens públicos, enfim, à verdadeira cidadania. Temos plena consciência das limitações com as quais nos defrontamos, essas impostas pela insuficiência de recursos financeiros, escassez de tempo e, principalmente, em função das heranças políticas e administrativas advindas das gestões anteriores", disse o prefeito Jerônimo Reis durante a solenidade.

Jerônimo Reis encerrou seu pronunciamento convocando a todos os cidadãos e cidadãs a participar da construção de um orçamento verdadeiramente participativo.

Prefeitura Municipal de Icapuí
Gestão Reconstruindo Cidadania

sábado, 26 de maio de 2012

Prefeitura de Icapuí reitera apoio aos universitários

Prefeito Jerônimo Reis reitera apoio aos universitários
O município de Icapuí tem hoje aproximadamente 280 estudantes universitários e cursistas que se locomovem diariamente as cidades de Aracati/CE e Mossoró/RN. São seis ônibus locados exclusivamente para realizar os transporte desses estudantes nos turnos da manhã e tarde. A organização e controle dessa logística fica a cargo da Associação dos Universitários de Icapuí - ASSUMI, responsável pela arrecadação dos pagamentos da mensalidade, dividida igualmente entre os associados. 

A Prefeitura Municipal de Icapuí há algum tempo firmou convênio com a entidade, repassando mensalmente um valor fixo para contribuir com o custeio do transporte. Esses repasses representam uma redução significativa no valor das mensalidades, beneficiando principalmente àqueles que não têm condições financeiras de arcar com a despesa. No entanto, com o constante ingresso de novos estudantes nas instituições de ensino fora do município foi necessário a locação de mais ônibus, consequentemente elevando o valor da mensalidade. O valor se tornou inviável para muitos universitários, inclusive impossibilitando alguns estudantes de continuarem seus cursos. Diante disso, a ASSUMI solicitou uma reunião com o prefeito Jerônimo Reis, onde foram abordadas as dificuldades enfrentadas pelos estudantes. 

O prefeito Jerônimo Reis mostrou-se sensibilizado com a situação, anunciando que o governo municipal analisará duas possibilidades de ajuda à entidade: a disponibilidade de um ônibus para os universitários ou a complementação dos valores repassados à ASSUMI, que acarretaria na diminuição dos valores pagos atualmente pelos estudantes. 

O prefeito solicitou como contrapartida dos universitários que os mesmos desenvolvam projetos de caráter voluntário em prol da população icapuiense. Segundo Jerônimo Reis, os estudantes precisam estreitar as relações com os cidadãos através de uma maior participação social, contribuindo para o desenvolvimento do município. A ASSUMI se comprometeu a elaborar alguns projetos que serão discutidos entre os associados e apresentados ao governo municipal.

Prefeitura Municipal de Icapuí
Gestão Reconstruindo Cidadania

Seminário discutirá ciência e inovação tecnológica nas cadeias produtivas de Icapuí


A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Icapuí - SECITECI realizará nos próximos dias 28 e 29 de maio, em sua sede, o I Seminário de Ciência e Inovação Tecnológica nas Cadeias Produtivas de Icapuí (SECITI), onde será debatido alternativas de melhoramento das técnicas produtivas existentes no município. 

O Seminário é direcionado aos jovens, agricultores, pescadores, empresários e profissionais liberais que exercem suas atividades em Icapuí. O objetivo é promover a integração e o compartilhamento das peculiaridades de cada setor produtivo, promovendo uma troca de experiências e aprendizados. Na programação constam diversas palestras sobre ciência, inovação tecnológica e a conjuntura atual das cadeias produtivas locais. 

Entre os palestrantes terá representantes do Instituto Federal do Ceará - IFCE, da Universidade Federal do Ceará - UFC, da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará, do Labomar, UFERSA, SEBRAE, entre outras instituições. 



Confira a programação do evento clicando em Mais Informações:

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Prefeito Jerônimo anuncia novos investimentos no Turismo

O potencial turístico do município de Icapuí é internacionalmente conhecido. Terra de povo acolhedor, riqueza cultural e as belezas naturais denotam sua vocação para o turismo, sendo esses os principais atrativos de nossa cidade.

Pensando nisso, o prefeito Jerônimo Reis anunciou que serão feitos novos investimentos na Turismo local, objetivando incrementar a atividade turística em Icapuí. Esses investimentos serão realizados através de recursos financeiros obtidos com emenda parlamentar do deputado federal José Guimarães (PT-CE), da ordem de R$ 500 mil. 

Os recursos serão aplicados inicialmente na reforma da Praça Central de Icapuí - onde acontece os principais eventos oficiais do município e é ponto de referência para os visitantes. Outras praças também serão reformadas nas várias comunidades, melhorando o aspecto visual e propiciando áreas de lazer para a população e turistas. Está previsto também a construção de "portais" nas entradas da cidade: um na divisa com o município de Tibau/RN, um no Triângulo do Belém e outro na Serra do Mar. 

Além de obras de infraestrutura urbana, a Prefeitura Municipal de Icapuí já pensa na realização do Festival de Gastronomia, previsto para o mês de setembro, com o propósito de divulgar a culinária local. 

Essas e outras ações fazem parte do plano do governo municipal de fortalecer o potencial turístico de Icapuí, através de melhorias estruturais e diversificação das atividades. A ideia é difundir as qualidades naturais da cidade e atrair cada vez mais os turistas, contribuindo para o desenvolvimento econômico da cidade.

Prefeitura Municipal de Icapuí
Gestão Reconstruindo Cidadania

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Icapuí adere ao Projeto ECOELCE: preservando o Meio Ambiente


A Prefeitura Municipal de Icapuí, através da Secretaria de Desenvolvimento e Meio Ambiente, firmou importante parceria com a Companhia Energética do Ceará - COELCE para implementação do Projeto ECOELCE no município de Icapuí. O projeto Ecoelce existe desde janeiro de 2007 e atende cerca de 390 mil clientes cadastrados, contribuindo para a preservação do Meio Ambiente através de um sistema de coleta de resíduos sólidos (lixo), recompensando os cidadãos que aderirem ao projeto com bônus em sua conta de energia elétrica, prêmios e outros benefícios.

O ECOELCE  tem alcançado expressivos indicadores. Já foram contabilizados em torno de 12.500 toneladas de resíduos e concedido R$ 1.401.894,00 em descontos na conta de luz. O programa tem atuação em todo o estado do Ceará e possui atualmente 56 pontos de coleta, sendo 43 fixos e 13 de forma periódica nas comunidades. Os pontos de coleta em Icapuí serão definidos e divulgados pela Prefeitura Municipal de Icapuí. 

Qualquer cliente da COELCE pode se cadastrar no projeto. Basta estar munido da conta de energia e ir a  qualquer loja de atendimento ou nos pontos de coleta. O cliente recebe um cartão, onde serão computados os valores dos bônus de acordo com a quantidade de resíduos arrecadados.

O Projeto ECOELCE será oficialmente implantado em Icapuí no dia 5 de junho. O lançamento contará com a presença do prefeito municipal de Icapuí, Jerônimo Reis, e diretores da COELCE. Na ocasião serão sorteadas geladeiras e lâmpadas econômicas. 

Jerônimo Reis assegura que a Prefeitura de Icapuí dará total apoio ao projeto, incentivando a população a participar ativamente como forma de reduzir o valor da conta de luz e, principalmente, contribuir para a preservação do meio ambiente.

Prefeitura Municipal de Icapuí
Gestão Construindo Cidadania

Programa de Monitoramento de Peixes-Boi realiza palestras em Icapuí

Várias equipes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio, estiveram em Icapuí realizando atividades do Programa de Monitoramento de Peixes-Boi. 

O Programa tem o objetivo de aumentar o conhecimento científico sobre a população de peixes-boi marinho, que ocorre na região compreendida entre os municípios de Aquiraz/CE e Touros/RN. 

O projeto é coordenado pelo ICMBio, através do Centro de Mamíferos Aquáticos, tendo como parceiros locais as ONG´s Aquasis e o Projeto Cetáceos da Costa Branca, da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte - UERN. 

Essas parcerias promovem diversas ações para a conservação do Peixe-Boi Marinho na região. O monitoramento se dá através de Telemetria Satelital, onde um dispositivo é colocado no Peixe-Boi que envia as informações via satélite para os pesquisadores. Outra forma de acompanhar os Peixes-Boi é utilizando o Senso Aéreo, onde os pesquisadores sobrevoam toda a área do projeto para localizar os mamíferos e verificar dados sobre aumento ou diminuição da população, entre outras informações. Em Icapuí, o projeto conta com uma base de pesquisa instalada na comunidade de Peroba. O objetivo é divulgar e intensificar os cuidados com o Peixe-Boi Marinho, diante da ameaça de extinção da espécie.  

Os técnicos envolvidos no projeto realizaram palestras nas comunidades icapuienses, onde há presença de Peixe-Boi Marinho. As praias de Ponta Grossa, Redonda, Peroba, Picos, Barreiras, Barrinha e Quitérias são as que ocorrem mais registros do mamífero. A ideia é reforçar constantemente a importância da participação das comunidades na preservação da espécie.

Prefeitura Municipal de Icapuí
Gestão Reconstruindo Cidadania

Projeto Educando Através da Arte atende mais de 150 jovens em Icapuí

A Prefeitura Municipal de Icapuí, através do Departamento de Cultura da Secretaria da Educação e Cultura, vem despertando nos jovens icapuienses o interesse pela dança e música. 

O Projeto Educando Através da Arte atende mais de 150 jovens do município, oferecendo-lhes aulas de dança, teclado, violão, instrumentos de sopros e percussão. Segundo Sidivânia Oliveira, diretora do Departamento de Cultura, o projeto consiste em tirar os jovens icapuienses da ociosidade, dando-lhes oportunidades de ter contato com o universo da arte e cultura, ajudando a desenvolver seus talentos. Isso também contribui para o afastamento desses jovens do caminho das drogas e de outros males. 

O Projeto Educando Através da Arte funciona no Centro de Memória Chico Bagre, no Centro de Icapuí. Para maiores informações, os interessados deverão procurar o Departamento de Cultura localizado na sede da Secretaria de Educação e Cultura. 


Prefeitura Municipal de Icapuí
Gestão Reconstruindo Cidadania

terça-feira, 22 de maio de 2012

Encontro debate a importância da preservação da fauna para a atividade pesqueira local

Durante o Encontro Temático sobre a Pesca, realizado na sexta-feira (18/5) na comunidade de Redonda, debateu-se a relação entre comunidades de pescadores artesanais e a fauna local. Na ocasião a doutoranda Márcia Freire Pinto apresentou um relato sobre a importância da preservação dos ecossistemas marinhos e a atividade pesqueira. 

Segue o relato: 

Para quê e para quem são realizadas as pesquisas científicas com os pescadores artesanais? 

Por: Márcia Freire Pinto (Bióloga) 

O interesse pelos saberes e “saber fazer” dos pescadores sempre esteve atrelado aos animais marinhos e a atividade pesqueira. Quem são as pessoas que realizam a pesca artesanal? Como os recursos biológicos marinhos são localizados, identificados, nomeados, capturados e utilizados? Qual o histórico da atividade pesqueira? Quais as relações econômicas que estão envolvidas com a pesca? Quais são os conflitos socioambientais relacionados à pesca? São algumas das perguntas que um cientista procura responder ao estudar os pescadores artesanais. 

E para quê realizar essas pesquisas? 
Para saber quem são os pescadores artesanais e para registrar o seu modo de vida; para poder localizar os animais marinhos e saber quais são os que existem na região; para compreender como esses animais podem ser capturados e quais são as utilidades que eles proporcionam; para registrar o conhecimento dos pescadores como forma de propagar uma cultura baseada no manejo dos recursos e poder dialogar sobre as diferentes formas de utilização desses recursos, procurando aliar o conhecimento tradicional ecológico com o conhecimento científico, na busca pela conservação das espécies marinhas e do ecossistema, bem como da atividade pesqueira; para fazer um registro histórico da atividade pesqueira; e para compreender as relações socioambientais da pesca e suas implicações econômicas, sociais, culturais, ecológicas e políticas. 

As pesquisas realizadas com os pescadores artesanais são de grande importância, primeiramente, para o pesquisador, pois o mesmo está adquirindo informações importantíssimas e enriquecendo o seu saber acadêmico, posteriormente, para os pescadores que também estão recebendo informações importantes. Além disso, os pescadores representam a parte fundamental das pesquisas, pois são eles que fornecem informações que irão beneficiar tanto a atividade pesqueira como também a conservação dos recursos da região e por fim, toda a comunidade local, que terá acesso a essas informações. 

Os dados obtidos nas pesquisas variam de acordo com o estudo que foi realizado. Algumas pesquisas possuem o enfoque histórico, enquanto outras geográficas, biológicas, oceanográficas, pesqueiras, etc. Porém, todas as pesquisas têm muito a contribuir com a comunidade que foi estudada. 

No caso de Icapuí, a pesquisa intitulada “Caracterização socioambiental e uso de animais por comunidades tradicionais do litoral do Estado do Ceará” (PINTO, 2012), teve como objetivo principal analisar as relações estabelecidas entre as comunidades humanas de Icapuí com o ambiente, especialmente, com os animais, para fundamentar ações e políticas que visem à sustentabilidade das atividades desenvolvidas pelas comunidades e à conservação das espécies da região. 

Os dados obtidos na pesquisa supramencionada fornecem subsídios para o desenvolvimento de atividades, projetos e ações voltados ao fortalecimento da atividade pesqueira, como também para a conservação das espécies da região. Esses dados juntamente com os que foram obtidos nas demais pesquisas realizadas em Redonda (BEZERRA, 1992; ASSAD, 2002; LIMA, 2002; SEGUNDO, PAULINO & FERREIRA, 2003; SILVA, 2004; BUSTAMANTE, 2005; MUNIZ, 2005; ALBANO, 2007; MEIRELLES, 2009; ALMEIDA, 2010) fundamentam ações e políticas importantes para a localidade. 

Portanto, cabe ao poder público municipal, estadual e federal atenta-se para as pesquisas científicas realizadas para que possam planejar as suas ações condizentes com a realidade de cada localidade.

Enviado por Mari Cecília Silvestre

FM Educativa realiza sorteio da promoção do Dia das Mães

A Rádio FM Educativa, emissora da Prefeitura de Icapuí, gestão Reconstruindo Cidadania, através da Secretaria da Educação e Cultura realizou na manhã deste domingo (20/5), o sorteio da Promoção Dia das Mães. 

Ao todo, foram quase mil participantes que enviaram cartas e ligaram nas duas últimas semanas para FM Educativa 102,5, respondendo as perguntas: Para quem você daria um fogão de 4 bocas? Por quê? O sorteio aconteceu na manhã deste dia 20 de maio, por volta das 10h, ao vivo na FM Educativa. 

A ganhadora do Fogão 4 bocas foi Maria Helena da Silva (Dona Nena), moradora da Vila Chico Dantas e a pessoa quem a indicou foi sua filha Girlândia da Silva que também foi contemplada com um brinde da Educativa. Outra sorteada foi a senhora Eridamar da Comunidade de Barrinha. Ela levou pra casa, uma sanduicheira, presente do SINDSERPUMI. 

A Rádio FM Educativa agradece a grande participação dos ouvintes e parabeniza todas as ganhadoras e avisa que outras promoções irão acontecer durante a nova Programação "Um Novo Tempo, Uma Nova Rádio". FM Educativa 102,5 - Programa A Hora da Notícia

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Curso de Atendimento em Restaurante começou nesta Segunda-feira (21/5)


Começou nesta Segunda-Feira (21/5) o Curso de Atendimento em Restaurante, promovido pela Prefeitura Municipal de Icapuí, em parceria com o Banco do Nordeste. O curso é totalmente gratuito sendo as vagas limitadas.

A realização do evento é de responsabilidade da Secretaria Municipal de Turismo e Esporte de Icapuí, com apoio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, tendo como objetivo capacitar os participantes para atuarem na área de turismo, visando a qualidade dos serviços  de  receptividade e atendimento.   O curso tem foco principal no "Desenvolvimento em hospitalidade para o município de Icapuí", através do ensino de técnicas específicas para os profissionais que atuam no ramo. 



O curso acontece no Auditório da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação - Seciteci, no período de 21/5 a 15/6, no horário de 08:00 às 12:00.

Mais informações no Facebook da Secretaria de Turismo e Esporte de Icapuí. (Clique aqui)

domingo, 20 de maio de 2012

Equipe da Barrinha é campeã do XVIII Peladão de Futebol de Areia


A equipe do Barrinha Futebol e Regata conquistou neste sábado (19/5) seu bicampeonato no XVIII  "Peladão" de Futebol de Areia de Icapuí. O time venceu a partida final sobre a equipe de Barreiras, com o resultado de um gol a zero.

O "Peladão" é uma competição tradicional no município de Icapuí que tornou-se um dos eventos mais populares da cidade. Reúne diversas equipes de futebol que levam a disputa a sério. A presença marcante do  público e das torcidas é umas das marcas principais do campeonato. Os jogos acontecem no Campo Maria Manduca, em Serra de Mutamba.

A Prefeitura Municipal de Icapuí, através da Secretaria de Turismo e Esporte, apóia a realização do campeonato disponibilizando pessoal e material de apoio às atividades, arbitragem  e premiação para as equipes com as melhores colocações e os destaques do campeonato.

O Prefeito de Icapuí, Jerônimo Reis, esteve presente na partida final, prestigiando os atletas que participaram da competição e entregando os prêmios aos times campeão e vice-campeão. 

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Comunicado sobre possível Show de Aviões do Forró

A Prefeitura Municipal de Icapuí divulgou Nota de Esclarecimento sobre o possível show da Banda Aviões do Forró, divulgado na internet, onde supostamente seria realizado no dia 23 de maio, em Icapuí-CE.


COMUNICADO


A Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Icapuí comunica que NUNCA CONTRATOU, DIVULGOU OU FEZ QUALQUER TIPO DE PARCERIA a fim de trazer a Banda Aviões do Forró, para realização de show no município. 

A Prefeitura esclarece que o show anunciado pela referida banda foi, a princípio, articulado pelo Governo do Estado do Ceará, tendo sido cancelado por motivo de incompatibilidade de agenda por parte do próprio Governo do Estado do Ceará. As datas das inaugurações previstas para Icapuí foram alteradas e ainda não foram oficialmente divulgadas. 

A Prefeitura de Icapuí ressalta ainda que, quaisquer shows e eventos de sua responsabilidade são devidamente divulgados nos veículos de comunicação disponíveis no município.

Gabinete do Prefeito/Assessoria de Comunicação

Censo Escolar Icapuiense acontece na próxima sexta-feira (25/5)


Dia 25 de maio, acontece o Censo Escolar Icapuiense 2012. Neste dia, os funcionários da Secretaria da Educação e os funcionários de todas as escolas estarão visitando as famílias do município para realizar o censo. 

Participe deste momento de construção da educação de seu município. Receba o recenseador e dê as informações solicitadas corretamente. 

CENSO ESCOLAR 2012
ESCOLA E FAMÍLIA: 
CONSTRUINDO EDUCAÇÃO PARA TODOS.


quarta-feira, 16 de maio de 2012

Encontro Temático da Pesca discutirá o uso da fauna em comunidades tradicionais


Nesta Sexta-Feira (18/5) na Praia de Redonda, em Icapuí-CE, acontecerá o Encontro Temático da Pesca onde será debatido o tema "Caracterização socioambiental e uso da fauna por comunidades tradicionais do litoral do Ceará". No Encontro, será apresentada a dissertação de Márcia Freire Pinto, do Programa Regional de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA/ IFPB).

O evento terá dois momentos:
1o. Momento: 10:30h, na Casa do Pescador em Redonda
2o. Momento: 15:30h, na EEF Horizonte da Cidadania de Redonda. 

Após o encontro, será discutido a produção de material didático para as escolas, sendo uma proposta de educação contextualizada para os povos do mar. Esse material será composto de livros e cartilhas detalhadas sobre as atividades que envolvem o uso da fauna local, construído a partir de diversos estudos realizados nas comunidades envolvidas.  

Informações: Mari Cecília Silvestre

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Secretaria de Saúde realiza campanha de combate a gripe influenza


A Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento de Icapuí divulgou o resultado das atividades realizadas no dia “D”, ou seja, primeiro dia da campanha no combate a gripe influenza H1N1, que ocorreu em vários pontos do município, como na Praça Central e nos Postos de Saúde nas diversas comunidades.
  
A campanha tem por objetivo, prevenir a incidência de casos da gripe influenza H1N1 em Icapuí, por sua vez a Secretaria de Saúde do município, a através da parceria da Vigilância Epidemiológica  e da Atenção Básica, vem realizando uma Mobilização Social com duração de 20 dias, que teve inicio no último dia  05 de maio e vai até o próximo dia 25 do mesmo, e pretende abranger todas as comunidades, e deverá  cobrir 100% da população alvo, que são: Crianças maiores de 6 meses e menores de 2 anosTrabalhadores na área da Saúde;IndígenasGestantes e os Idosos (com mais de 60 anos).

O atendimento a população acontece em todas as unidades de saúde do município, que estão distribuídas nas localidades de Peixe Gordo, Morro Pintado, Salgadinho, Morro Alto, Mutamba, Barreiras, Redonda e Belém.

O total de pessoas vacinadas no município de Icapuí no primeiro dia de mobilização social (na prevenção da gripe influenza) foi de 698, o que representa algo em torno de 28% do total da população alvo, que é de 2.499.

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento // Blog Icapuí na Linha

terça-feira, 8 de maio de 2012

FM Educativa de Icapuí sorteará um fogão no Dia das Mães


A quem você daria um presente neste dia das mães? Por que você daria este presente e a quem? 

Pois bem, a rádio FM EDUCATIVA 102,5 de Icapuí não poderia deixar de saudar a todas as mães neste dia tão importante. É bem verdade, que nesses últimos meses a nossa rádio FM EDUCATIVA 102,5 não tem poupado esforços no sentido de fazer valer a comunicação autêntica e, sobretudo, responsável. 

Para tanto, estamos sempre atentos e com humildade e determinação chegando cada vez mais perto de uma legião de ouvintes que tem contribuído, imensamente, para a consolidação de um novo tempo, uma nova radio. Estaremos dia 13 de maio, num programa especial ao DIA DAS MÃES, pela FM EDUCATIVA 102,5, onde na oportunidade, estaremos presenteando uma mãe icapuiense com um FOGÃO 4 BOCAS. 

Todos os nossos comunicadores estarão presentes para recepcionar, você, mãe icapuiense. Que estejamos presentes para esta festa que realizaremos neste segundo domingo de maio para você mãe querida...Parabéns especial da sua FM EDUCATIVA 102,5 de Icapuí..! 

Como participar? 

Você escreve, ou liga para FM Educativa (88)3432 1009 e responde a pergunta: “Para quem você daria um fogão de 4 bocas e por quê?” Além de você presentear uma pessoa que esteja necessitando você também ganhará um dos prêmios da FM Educativa no Dia das Mães. 

Então, corra! Escreva, ligue e participe!

segunda-feira, 7 de maio de 2012

DN: Pesca é tema de evento em Icapuí


Foto: Gustavo Pelizzon
5.5.2012

Icapuí, no Litoral Leste, tem grande importância na atividade de pesca e aquicultura para o Estado do Ceará


Icapuí. Representantes de comunidades pesqueiras do Ceará e do Rio Grande do Norte reuniram-se ontem no Encontro Regional dos Polos e Telecentros dos Cursos de Pesca e Aquicultura, neste Município. O evento representou um intercâmbio envolvendo as práticas de piscicultura como a meta de promover a atividade de forma mais sustentável. O encontro trouxe o questionamento "Educação inclusiva para comunidades de pescadores e aquicultores do Brasil é possível?". O deputado federal José Airton, presente ao evento, afirmou que existe articulação para a instalação de um campus do Instituto Federal do Ceará (Ifce) em Icapuí, com foco no setor marítimo.



Estudantes de cursos técnicos em Aquicultura e Pesca também participaram do evento. A prática sustentável da pesca da lagosta foi um dos temas abordados, diante da problemática envolvendo a pesca ilegal na região. Autoridades políticas e núcleos acadêmicos dos dois Estados marcaram presença. Também estiveram estudantes dos cursos técnicos em Aquicultura e Pesca do Polo de Apoio Presencial Telecentro Maré, da comunidade de São Cristóvão, zona rural de Areia Branca (RN). De Icapuí, estudantes e técnicos filhos de pescadores também trocaram experiências.



Para Jerônimo Reis, prefeito de Icapuí, o setor pesqueiro necessita de políticas públicas específicas, no que cabe a união entre deputados e gestores públicos para a criação de oportunidades de trabalho no setor pesqueiro.



José Airton destacou a necessidade de capacitação e formação de pessoas para a atividade pesqueira, de forma a gerar emprego e renda. De acordo com o deputado, existe articulação para que um campus do Instituto Federal do Ceará (IFCE) seja instalado em Icapuí, beneficiando comunidades de Icapuí, Itaiçaba e Aracati.



O evento foi realizado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) de Icapuí; Instituto Federal do Paraná/ Polo de Apoio Presencial dos Cursos Técnicos em Pesca e Aquicultura do Ceará e do Rio Grande do Norte. Também teve o apoio da Associação Monsenhor Diomedes e Sindicato dos Pescadores de Icapuí.



MELQUÍADES JÚNIOR
REPÓRTER

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Encontro Regional discute educação inclusiva para pescadores e aquicultores


Atualizado às 17:00hs - 4.5.2012

Acontece nesta sexta-feira (4/5), em Icapuí-CE, o Encontro Regional dos Polos/Telecentros dos Cursos de Pesca e Aquicultura do CE e RN, onde será debatido o tema “Educação Inclusiva para comunidades de pescados e aquicultores do Brasil, é possível?”. 

O objetivo do Encontro é promover a troca de experiências e conhecimento nas áreas de pesca e aquicultura, visando estabelecer metas de educação inclusiva nas comunidades de pescadores das cidades integrantes dos Polos e Telecentros Maré dos Cursos Técnico em Pesca e Técnico em Aquicultura.

O prefeito de Icapuí, Jerônimo Reis, destaca como sendo primordial a adoção de políticas públicas voltadas ao setor pesqueiro da região, visto a grande importância econômica dessa atividade. Jerônimo Reis afirmou também ser uma obrigação dos gestores públicos investir recursos destinados as áreas conhecimento, transformando todos em cidadãos livres para criarem suas próprias oportunidades.

O deputado federal José Airton (PT-CE) ressaltou a importância de investimentos em capacitação e formação, visando o desenvolvimento e proporcionando oportunidades de emprego e renda. O deputado mencionou a articulação feita para a implantação de um campus do IFCE no município de Icapuí.

Durante a tarde, os grupos participantes apresentaram suas experiências nos cursos. As conquistas e alguns problemas enfrentados foram expostos, dando um panorama das atividades e da mobilização feita nas comunidades onde atuam.

No encerramento, o deputado estadual Dedé Teixeira (PT-CE) falou sobre produtividade, preservação e sustentabilidade do setor pesqueiro. De acordo com o deputado, a produção pesqueira será a que mais crescerá nos próximos 20 anos, sendo um mercado próspero que requer formação e capacitação técnica de mão-de-obra.


Saiba mais

O Telecentro Maré é um programa de inclusão digital desenvolvido pelo Ministério da Pesca que foi implantado a nível nacional no ano de 2004. Nos municípios onde existem, desenvolve atividades ligadas à educação digital de pescadores e filhos de pescadores desde 2012. Os polos são mantidos pelo Instituto Federal do Paraná - IFPR, que coordenam os cursos de pesca e aquicultura nas localidades instalados.

Em Icapuí, o polo dos cursos de pesca e aquicultura funciona na praia de Redonda. A turma do curso de pesca conta com 41 alunos, o de aquicultura possui 44 inscritos. O polo iniciou suas atividades em outubro de 2010, com duração de 2 anos.

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Prefeitura de Icapuí inicia estudo para realização do Concurso Público


PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ
Reconstruindo Cidadania
 
PREPARAÇÃO DO CONCURSO PÚBLICO PARA SERVIDORES DO QUADRO EFETIVO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ 

A Prefeitura Municipal de Icapuí, sob a gestão do Prefeito Municipal Jerônimo Reis (PT), faz saber a população em geral que na manhã de hoje 03/05/2012, se reuniu a Comissão Provisória do Concurso Público para servidores do quadro efetivo da Administração Municipal, ocasião em que se realizou árduo trabalho de formatação da Proposta do quadro de cargos e suas atribuições, quantidade de vagas a serem ofertadas, e suas remunerações básicas, etc. 

Passo seguinte será a análise de impacto financeiro dessa primeira proposta sobre a RCL-Receita Corrente Líquida média dos últimos 12 meses, com o fito de observar com precisão os ditames da LRF-Lei de Responsabilidade Fiscal, o que na prática significa assegurar que os limites percentuais de gastos com pessoal não sejam ultrapassados, sob pena de, além de infringir a legislação vigente, engessar a Administração.

Em síntese, segundo recomenda a LRF tais gastos com pessoal não podem superar a 51% da RCL e a RCL é formada basicamente pelo somatório de todas as receitas próprias do município, somadas as transferências constitucionais. Já o gasto com pessoal diz respeito a todas as despesas auferidas com folhas de servidores, acrescidas dos encargos patronais e previdenciários, inclusive parcelamento de dívidas com INSS e ICAPREV. 

De sorte que, após os trabalhos desta quinta feira (03/05/2012) foi designada a data de 09/05/2012, próxima quarta feira, para realização de novo encontro da Comissão, momento em que tal impacto financeiro será apresentado ao grupo, ocasião em que adequações necessárias serão propostas para em seguida o projeto ser levado à apreciação das autoridades representativas (Prefeito Municipal, Secretários Municipais, Vereadores, Sindicato dos Servidores e, inclusive, ao i. r. do Ministério Público local – Promotor de Justiça). A expectativa é que, salvo motivo de força maior, a proposta definitiva, juntamente com o Projeto de Lei, a ser enviado ao Poder Legislativo, esteja pronto ATÉ início do mês de junho de 2012, para em seguida publicar-se o EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO. 

O Prefeito Municipal Jerônimo Reis (PT) mais uma vez demonstra que seus compromissos assumidos junto à população em geral são para valer, e sua responsabilidade para com a Administração Pública, especialmente para com os Princípios Constitucionais da Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência, serão sempre o seu “norte” e inevitavelmente pautarão sua atuação frente à Prefeitura Municipal de Icapuí. 

Fonte: Gabinete do Prefeito Municipal - Comissão do Concurso Público.

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Prefeito Jerônimo Reis investe em inovação e conhecimento


O prefeito municipal Jerônimo Reis visitou, nesta quarta-feira (2/5), a sede da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação - SECITECI para reiterar os ideais de inovação e desenvolvimento assumidos pela equipe comandada por Kamundo Braga. 

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação passou por uma reformulação recente, através da modificação da lei que a instituiu, objetivando ampliar as áreas de atuação e o foco dos projetos desenvolvidos pelo grupo. Estão em andamento vários projetos voltados para a melhoria dos serviços públicos aos cidadãos, inclusão digital através de internet acessível a todos, capacitação e formação em diversas áreas do conhecimento. Está previsto também a realização de um seminário e uma feira onde serão compartilhadas algumas tecnologias desenvolvidas em Icapuí, pelos icapuienses, mas que poucos têm conhecimento. A intenção é difundir tudo que é de inovador, ações empreendedoras e produção científica e tecnológica do município.  

Segundo o prefeito Jerônimo Reis, a inovação é um passo importante para o desenvolvimento social e econômico de Icapuí. Ele cita que, antes de tudo, é preciso "acreditar no que se faz, para se fazer bem feito. O fortalecimento da equipe, através da motivação coletiva se faz necessário para que as ideias ganhem força e surtam os resultados esperados". 

Com essa visão, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação reforçou seu quadro de colaboradores para desenvolver as ações previstas. Foram criados grupos de trabalho divididos por projetos, mas com o senso de cooperativismo mútuo. Com isso, somam-se as forças e os talentos em prol de um único objetivo. 

Secretário de Gestão do Ministério da Saúde, Odorico Monteiro, visita Icapuí e aponta melhorias na Saúde

Do blog Icapuí na Linha - 30.4.2012

Em reunião na Secretaria de Saúde de Icapuí, neste domingo, 29 de abril, com a presença do Secretário de Gestão do Ministério da Saúde, Dr. Odorico Monteiro, o Prefeito Jerônimo Reis, o Secretário Municipal de Saúde, Osmar Nunes, a Diretora do Hospital Lourdes Maria, o Assessor José Valdir e o vereador Sérgio Araujo. 

Dr. Odorico visitou as instalações do hospital e maternidade e constatou melhorias na estrutura como também a reativação dos serviços de Raios-X e Laboratório Clínico. 

Mediante o compromisso do Prefeito Municipal, de agilizar as ações na área da saúde, foi firmado o compromisso de reabrir a área de internação do Hospital Municipal de Icapuí e a Maternidade até o final do mês de Junho. Foi também firmado compromisso da emissão da ordem de serviços da construção das Unidades Básicas de Saúde de Nova Belém, Barreiras e Peixe Gordo como também das duas academias de saúde Morro alto e Mutamba. 

Constatou ainda que já foram feitos grandes avanços na saúde, bastando pequenos investimentos para termos as condições de oferecer um hospital capaz de internar e também de realizar partos normais no próprio município de Icapuí.

O prefeito Jerônimo se comprometeu de trabalhar prioritariamente nas questões voltadas a saúde de Icapuí, pois ele sabe que a gestão passada sucateou todo o sistema de saúde, chegando ao ponto de acabar com os atendimento de Internações, Partos, Raio X, Exames Laboratoriais, falta de medicamentos e até transporte para os pacientes do município. 

Fonte: Blog Icapuí na Linha // Ivan de Sousa
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Web Hosting Bluehost